Curitiba se destaca na leitura infantil
Curitiba é uma das duas capitais que têm as crianças com fluência em leitura. Na terça-feira (28/5), o Ministério da Educação divulgou que 56% das crianças que estudam em escolas da rede pública no Brasil foram alfabetizadas na idade certa, em 2023. A capital paranaense, junto com Fortaleza (Ceará), alcançou o índice 4, a maior pontuação do país. O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado.
O prefeito Rafael Greca comemorou o resultado. “Muito feliz com essa notícia, só Fortaleza e Curitiba têm crianças com fluência de leitura. Os curitibinhas são o orgulho do coração do prefeito”, disse Greca, em reunião com a secretária Maria Sílvia Bacila (Educação).

A secretária destacou que os dados refletem os investimentos e esforços da cidade em alfabetização, especialmente durante o período da pandemia de covid-19. “Houve um esforço em nossas escolas de manter o processo de leitura dos estudantes, mesmo durante a pandemia, inclusive com a TV Escola Curitiba”, lembrou a secretária.

“Essa fluência quer dizer que nossas crianças não só identificam o que leem, mas que são capazes de interpretar, de contar o que entenderam do texto que leram”, esclareceu a secretária.

Compromisso Nacional

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios, entre eles a capital do Paraná. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa, segundo o MEC.

Leitura nas escolas e faróis

O hábito da leitura é constante nas escolas da rede municipal de ensino curitibana, bem como nos Faróis do Saber. Atividades cotidianas em todas as unidades educacionais, projetos e programas específicos, além de uma nova biblioteca inaugurada no ano passado, estimulam a leitura e o aprendizado por meio dos livros. Essas ações estão ligadas ao zelo com a educação dos curitibinhas. “Abrir as páginas de um livro traz infinitas possibilidades para uma criança”, comentou Maria Sílvia.

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Foto: Luiz Costa/SME
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