Status online na produção evita perdas de peças, ferramentas e equipamentos
Uma única peça perdida tem o poder de impactar uma linha inteira de produção. Parar uma fábrica. Causar prejuízos. Essa situação pode parecer sensacionalista, mas é a realidade de grande parte das empresas brasileiras que ainda não embarcaram na inteligência da tecnologia europeia ou norte-americana.
Enquanto empresas do mesmo segmento na França, por exemplo, tem um controle preciso de todas as etapas do processo de produção, como a localização precisa de peças, máquinas, equipamentos e pessoas, a indústria brasileira sofre atrasos por falta de um controle tecnológico:
“O monitoramento de componentes evita interrupções que podem comprometer a eficiência da produção em larga ou pequena escalas. Um pequeno atraso, somado com muitos outros durante a operação soma prejuízos enormes a qualquer indústria” explica Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax e especialista em tecnologia RTLS.
Monitoramento de materiais e equipamentos evita atrasos
Ter controle de peças é eficiente quando o PCP – Planejamento e Controle da Produção está devidamente implementado com auxílio da tecnologia em tempo real, o chamado sistema RTLS (Real Time Tracking System) que se utiliza de sensores com tags e alertas para rastrear e prevenir situações internas:
“Um único sistema pode monitorar peças inteiras, maquinários, produtos já acabados ou ferramentas. São informações que o gestor recebe em tempo real para que nada pare de funcionar por ausência momentânea de algum item, seja peça, produto ou insumo”
Organizando os processos nos mínimos detalhes
Marcelo lembra que o meio produtivo, por mais robusto e autossuficiente que seja, pode perder muito tempo na procura de alguns detalhes que se perdem.
“O conceito RTLS é amplamente utilizado na Indústria 4.0, mas vale ampliar suas aplicações para além da automação de máquinas e implementar na gestão de controle. O tempo para recuperar algum equipamento ou peça perdida é fundamental e manter a ordem com processos monitorados 24 horas evita problemas. O gestor, tão logo receba o alerta, consegue encontrar o que está errado imediatamente” completa Lonzetti.