Em Araucária, produtores rurais cadastram-se para receber gratuitamente mudas do morango San Andreas
Produtores rurais de Araucária realizaram cadastro junto à Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) no início desta semana para receberem, na metade do ano, gratuitamente mudas do morango San Andreas. De acordo com a SMAG, neste ano houve um aumento de 20% nas inscrições, fortalecendo Araucária como uma das principais cidades produtoras da fruta do Paraná.
No ano passado, houve 198 inscrições e neste ano foram 240 cadastros de produtores locais com CadPro. Cada produtor deverá receber de 1.200 a 2.400 mudas, dependendo de critérios (que serão, a partir dos cadastros feitos, avaliados pela SMAG) como emissão de nota fiscal nas produções do ano passado. Como as mudas da variedade San Andreas são importadas do Chile, Espanha ou Patagônia, e o processo licitatório ainda está em andamento, a previsão é que estas mudas sejam entregues aos produtores entre os meses de junho e julho.
Esse incentivo ao produtor rural faz parte do Projeto Morangos de Araucária e significa um investimento da Prefeitura de quase R$ 800 mil, já que estão sendo licitadas 400 mil mudas, a serem disponibilizadas aos agricultores sem nenhum custo. Além disso, a equipe agronômica da SMAG realiza um importante trabalho de acompanhamento técnico com os produtores. “Após o plantio, visitamos todas as propriedades e verificamos a questão de boas práticas e como está o desenvolvimento das mudas. Prestamos o devido auxílio caso o produtor necessite”, explicou a engenheira agrônoma, Cristiane Ronkoski.
OUTRA VARIEDADE – “MORANGO GOURMET”
Além da variedade San Andreas, a Prefeitura inovou neste ano tornando Araucária a primeira cidade do Paraná a licitar e distribuir gratuitamente o morango Fênix, conhecido também como “morango gourmet”.
Quase 20 mil mudas foram entregues a um grupo de agricultores que fará os testes da variedade em solo araucariense. “Precisamos realizar esses testes em um primeiro momento, até mesmo para entender como a Fênix se comportará por aqui, considerando nosso clima e outras particularidades. A variedade foi desenvolvida pela Embrapa, em São Paulo, e tivemos a oportunidade de fazer esse trabalho pioneiro no Paraná, solidificando o município como referência na produção de morangos perante o Estado. Acreditamos que, em breve, todos os produtores rurais cadastrados também terão acesso a este morango, que é bem maior, mais doce e possui produção precoce, considerando as demais variedades”, comentou Cristiane.
Foto: Carlos Poly
#morango #colombo #produção