Quase 43% dos portais públicos não são transparentes e podem ser multados
Vamos por uma seara diferente, mas igualmente importante: a transparência digital nos portais públicos. Em novembro de 2023 tivemos o Seminário Transparência que trouxe informações relevantes sobre a transparência de todos os sites governamentais no Brasil.
E o resultado? 57,92%! Isso é bom ou ruim? Bem, antes de seguir, aqui está para quem quiser ver com calma esses dados, o portal com todas essas informações: Radar da Transparência Pública. Confere lá e tenha acesso aos links de cada informação disponibilizada pelos poderes, órgãos e entidades públicas.
Mas aqui, vamos ao resumo da ópera
57,92% é um número extremamente baixo quando o TCU (Tribunal de Contas da União) demanda que seja 100% dos 8.045 portais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos TCs, Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, e outros sites relativos, que foram avaliados. Foram checados de 202 a 258 itens em cada site, considerando as características específicas de cada portal.
Quem mostrou mais serviço na transparência? Sim, os Tribunais de Contas, com 90,42%! Depois vêm:
– Ministérios Públicos (85,68%)
– Judiciários (78,75%)
– Defensorias Públicas (70,13%)
– Executivos (59,49%) e
– Legislativos (55,37%).
E site da sua prefeitura? Da sua câmara de vereadores? Atende essas condições? É transparente? Ele passaria no crivo desta pesquisa?
Se precisa de ajuda, fale com a KAKOI Comunicação! Manda um Whatsapp.