Descolamento de retina não é brincadeira, ainda mais nas crianças. A retina nada mais é do que a membrana que reveste a parte interna do olho, e por ser delicada demais pode se desprender do globo ocular e trazer sérios problemas.
A OFIC vai explicar certinho o que é descolamento de retina, o que pode causar esse problema e quais são os tratamentos.
Por que é perigoso?
Antes de mais nada, é bom que pais e responsáveis saibam que 2/3 da nutrição da retina tem origem na parede do olho, chamada coroide. Quando há algum problema de descolamento da retina, o olho deixa de receber esses nutrientes e o tecido morre. Sim, a criança vai ficar cega.
Agentes que causam descolamento da retina
Qualquer trauma. Uma batida mais forte, um golpe mais forte ou uma bolada durante um jogo, por exemplo. Qualquer lesão direta no olho pode causar problemas.
O problema é que nem sempre é fácil detectar os sintomas e essa demora pode ser prejudicial para o diagnóstico e início do tratamento. Para ficar alerta, vale observar alguns detalhes:
– Redução na capacidade de enxergar
– Diminuição progressiva de campo visual
– Alguma falha de uma parte da visão
– Visão nebulosa e embaçada
– Quando as crianças relatam “moscas-volantes”, aquelas manchas escuras que parecem insetos que parecem ficar passando pelos olhos, com mais frequência
Os pais precisam ficar atentos às reclamações das crianças – que, sim, vão relatar que algo está incomodando sua visão. Nestes casos, pergunte se elas sofreram algum golpe no olho, se caíram e acertaram o chão ou algum amiguinho, inocentemente, jogou alguma coisa em seus olhos.
O que pode ser feito?
Agendar uma consulta na OFIC. Somente assim será possível analisar o que está acontecendo, qual a gravidade, tipo e extensão da lesão. Existem algumas opções avançadas e personalizadas para atender estes casos, mas vai depender de um estudo detalhado para cada caso.
Dentre os tratamentos que a OFIC pode indicar estão:
– Fotocoagulação a laser – com feixes de laser para selar pequenos rasgos na retina
– Criopexia, ou congelamento controlado de áreas específicas da retina para promover a aderência perdida.
– Cirurgias como retinopatia pneumática, retinopexia e vitrectomia, que podem ser indicadas conforme a complexidade do problema.
Seja rápido
Não dá para esperar. Quando perceber algo errado que possa ser diagnosticado como descolamento de retina, é o momento de agir rapidamente. Na OFIC entendemos que a jornada de recuperação bem-sucedida depende da rapidez no diagnóstico, portanto, agilidade é prioridade.
A boa notícia é que a maioria das situações envolvendo descolamento de retina pode ser solucionada apenas com uma intervenção cirúrgica, mas em alguns casos será necessário adotar procedimentos terapêuticos adicionais. A recuperação acontece naturalmente, com a criança permanecendo com um curativo por algum tempo em repouso.
Na OFIC, a visão de seus filhos está em boas mãos. Marque uma consulta!
Foto: Divulgação
#retina #oftalmologia #criança