A reunião reforça os laços e a integração entre as comunidades japonesa e curitibana, sendo marcada por cordialidade e pelo compromisso mútuo de impulsionar iniciativas culturais na cidade. Yasuhiro, que assumiu o cargo há três semanas, ressaltou a tradição cultural de Curitiba e expressou seu desejo de aprofundar ainda mais a parceria existente. Entre os planos, um festival de cinema japonês no Cine Passeio, apresentações musicais, exposições e diversas atividades direcionadas ao público curitibano.
“Meu objetivo é estreitar ainda mais essa relação com a área cultural com Curitiba, que é uma cidade com forte tradição nessa área”, destacou o cônsul.
No encontro, a presidente da FCC convidou o cônsul para participar da 41ª Oficina de Música de Curitiba, destacando o show programado para o dia 26/1, no Teatro Guaíra, que contará com a participação especial da vocalista da banda Pato Fu, Fernanda Takai, acompanhada da Orquestra à Base de Corda e dos Sons Nikkei. O espetáculo concebido por João Egashira, diretor da Orquestra de Corda, é uma convergência das culturas musicais do Brasil e do Japão.
“Sua visita aqui reforça o compromisso mútuo de enriquecer a vida cultural da cidade de Curitiba, que tem influência das tradições japonesas”, destacou Ana Castro.
A Fundação Cultural de Curitiba foi uma das primeiras instituições a receber oficialmente o novo cônsul. No próximo dia 24/1, a parceria cultural será celebrada com a abertura da exposição “Calendários Japoneses” no Solar da Cultura, sede da FCC. A exposição promete proporcionar aos visitantes uma imersão na riqueza e diversidade da cultura japonesa.
A visita também contou com a presença da vice-cônsul, Shoji Misaki, e do diretor de Ação Cultural, Edson Bueno.
Fotos: Cido Marques
#parceria #curitiba #japão