A mineração é uma atividade essencial para o desenvolvimento do Brasil, gerando emprego, renda e divisas, porém não podemos ignorar que o trabalho é de alto risco. Quem trabalha neste setor corre sofre com ameaça constante de deslizamentos, explosões, gases e poeira, por isso, as mineradoras precisam adotar medidas que garantam segurança, eficiência e qualidade das operações para seus funcionários.
Uma dessas ações passa pelo monitoramento remoto, que permite acompanhar em tempo real a localização, a movimentação e o status de colaboradores, veículos e equipamentos nestas zonas de risco.
Uma demanda antiga de todo gestor na mineração em usar tecnologia para otimizar rotinas, distribuir melhor os recursos, evitar desperdícios, atrasos e tomar decisões mais rápidas e assertivas com vários times ao mesmo tempo, se tornou realidade recentemente com o advento da tecnologia:
“O monitoramento remoto é uma solução que traz mais desempenho e resultados para as empresas de mineração, ao permitir controlar e coordenar as equipes em campo de forma mais eficaz e segura”, afirma Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de tecnologia de monitoramento de pessoas e ativos.
Integridade de colaboradores preservada
Além de aumentar a produtividade, o monitoramento remoto também contribui para a integridade e a segurança dos trabalhadores nas minas. Para prevenir esses acidentes, as mineradoras já fazem um trabalho intenso sobre a topografia da região que está sendo explorada, com mapeamento das áreas e constantes revisões das estruturas, mas acidentes podem acontecer independente destas medidas de segurança:
Caso haja alguma situação de risco, o monitoramento remoto permite alertar as equipes, orientar as rotas de fuga e mobilizar os recursos necessários para o resgates: “O monitoramento remoto é como ter um olho em cada equipe, em cada canto da mina. É uma forma de proteger os trabalhadores, de evitar acidentes, salvar vidas e dar uma resposta rápida em casos críticos” conclui Lonzetti.
#mineração #trabalho #construção