40 vagas, apenas 3 candidatos: onde as empresas falham na procura por colaboradores?

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Anunciar diversas vagas de emprego significa que centenas de candidatos vão comparecer buscando uma oportunidade, certo? Não é bem assim. Por mais que existam pessoas procurando trabalho, várias ações e processos precisam acontecer para as vagas chegarem em quem está buscando.

Em novembro, um grande restaurante de Curitiba anunciou 40 vagas e recebeu apenas três candidatos. Mas o que justifica esta procura baixíssima? A distância? O valor do salário? Ou seriam os benefícios oferecidos?

Para Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos na RH Nossa, esses detalhes podem pesar, sim, mas existem muitos outros que fazem a diferença para o sucesso da divulgação das vagas:

“É um engano pensar que apenas postar nas redes sociais é suficiente. Claro que as redes são importantes, desde que sejam divulgadas com uma arte chamativa, com descrição detalhada da vaga e o devido impulsionamento, mas não fazem o trabalho sozinhas”.

Jornada do candidato
De nada adianta o candidato chegar até uma vaga anunciada em redes sociais se o site de cadastro não for confiável ou capaz de criar uma experiência. Karina lembra que ter um site preparado para o candidato cadastrar seu currículo e acompanhar toda a jornada até a entrevista final, faz muita diferença.

A partir deste ponto, o próprio candidato pode se candidatar para a vaga que deseja e aproveitar o mesmo cadastro para encontrar outras vagas que lhe interessem:

“Tem mais um detalhe: manter o cadastro atualizado funciona, pois quando uma vaga aparece, os recrutadores conseguem chegar em quem está cadastrado rapidamente. Mandar currículo impresso perdeu o impacto de outros anos”.

Muitas vezes as empresas entendem que apenas por oferecerem a vaga haverá uma grande demanda por candidatos, e isso se torna um erro rapidamente. Primeiro que isso dificilmente acontecerá, já que os potenciais candidatos nem saberão da vaga, segundo é a atração de candidatos sem qualificação, tomando tempo tanto da empresa quanto do candidato.

“As consultorias de RH já estão preparadas para essas demandas extraordinárias. Começando com o alto número de currículos que tem em seu banco de dados, passando pela estratégia de divulgação já testadas como redes sociais, sites, assessoria de imprensa e blogs” finaliza Karina.

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