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Anúncios em Redes Sociais, Google Ads, disparo de Newsletter e envio de e-mail marketing. Estas ações somadas com interações em redes sociais e e-commerce bem estruturado funcionam para aumentar a possibilidade de vendas? Na teoria, sim, mas todo o trabalho pode ter resultado diminuído sem a presença constante de outra ferramenta: o WhatsApp Business.
O WhatsApp é o aplicativo mais baixado e utilizado no Brasil, com 96% dos usuários acessando diariamente, como divulgado em uma pesquisa recente da Opinion Box, portanto faz todo sentido apostar no “zap” para manter o relacionamento com os clientes. Mais ainda, 95% das principais empresas nacionais já estão oficialmente na ferramenta.
Para quem ainda duvida do poder de penetração deste aplicativo, a plataforma Statista divulgou que 147 milhões de brasileiros fazem uso, com impressionantes 99% dos brasileiros conectados com WhatsApp em seus smartphones:
“O WhatsApp Business já é uma realidade e não existe a opção “não ter” para as empresas. Qualquer estratégia de marketing ou ação de vendas será mais efetiva com os recursos da plataforma. São milhares de consumidores que já estão acostumados e utilizar o aplicativo que deixou de ser apenas uma maneira de se comunicar com amigos a parentes e já é um canal de comunicação empresarial total” explica Ediney Giordani, Especialista em Marketing Digital da KAKOI Comunicação.
Diferenciais que transformam negócios
Desde o catálogo online de produtos até mensagens automáticas, a solução traz diferentes opções pensadas para reter clientes, informar sobre a empresa e, consequentemente, vender produtos e serviços.
“O catálogo, por exemplo, apresenta o que a empresa tem a oferecer na palma da mão do cliente, com imagens, preços e descrição detalhada do que está sendo vendido. As conversas e negociações entre empresa e público permanecem organizadas com marcações próprias, facilitando o follow up ou a procura por informação sobre o que está sendo negociado e até mesmo pago pelo próprio aplicativo”.
Outra grande vantagem do WhatsApp Business está nas mensagens automáticas de saudação e de ausência. Ediney lembra que nem sempre alguém da empresa estará disponível para atender, portanto, é preciso contar com processos e automações possíveis no próprio mensageiro:
“No universo online, o consumidor não quer esperar uma resposta no dia seguinte, é diferente de uma loja física. Se o cliente se sentir ignorado, é muito fácil ele mudar para a concorrência. Estas respostas rápidas agilizam a negociação, mantém a conversa e deixa todo o processo mais dinâmico, principalmente nas FAQ, perfeitas para perguntas frequentes e informações mais padronizadas, liberando a equipe para outras ações” finaliza Ediney.