#associação #campomagro #ong
Foto: Divulgação
O Prêmio Melhores ONGs anuncia as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2023. Lista foi divulgada no site premiomelhores.org. Destaques das categorias especiais e melhor do ano serão anunciadas dezembro. Essa é a sétima edição do Prêmio, realizado pelo Instituto O Mundo que Queremos (IOMQQ) e pelo Instituto Doar, com o patrocínio da Ambev VOA e apoio do Instituto Humanize, Prosas e Toyota do Brasil.
A Associação Solar Ita Wegman de Campo Magro está na lista das 100 melhores do Brasil pela primeira vez! Segundo o Gestor de Relações Institucionais da associação, Daniel Havro da Silva, “Foi surpresa, já que em geral nos inscrevemos em prêmios como este pelas dicas e feedbacks dados pela comissão avaliadora, mas sem tanta expectativa de estar na lista final. Estamos muito felizes porque representa um importante reconhecimento aos esforços diários empreendidos por toda a equipe na melhoria contínua de sua atuação a partir de um olhar atento às necessidades e potenciais da comunidade em que atua”.
Ainda segundo Daniel, graças às várias mãos que apoiam o trabalho, a instituição oferece diariamente aos jovens e adultos com deficiência e crianças e adolescentes das escolas públicas de Campo Magro (região Metropolitana de Curitiba), atendimento pedagógico, artístico e terapêutico.
São vivências transformadoras fundamentadas na Antroposofia (Pedagogia Waldorf e Terapia Social) tendo por norte o desenvolvimento da autoestima, resiliência, autonomia e talentos, ampliando a possibilidade de restabelecer a confiança em si para atuação no mundo.
Também buscam capacitar profissionais através de cursos e palestras e fortalecer laços com instituições e comunidade local de modo a formar ambientes e parcerias que contribuam para um desenvolvimento humano e social inclusivo e sustentável. A Associação Solar Ita Wegman fica na Rua João Alex nº 269 próximo ao bairro Jd. O Bom Pastor. Saiba mais no site: https://www.itawegman.org.br/
O Prêmio
Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.
“Quando criamos o Melhores, nosso objetivo era incentivar a cultura de doação no Brasil. Com o passar dos anos, virou algo maior que isso. Hoje, já temos a certeza de que estar na lista das melhores pode mudar a história de uma organização”, afirma Cássia Christe, diretora do IOMQQ. “O Melhores ONGs reconhece as organizações empenhadas em fazer o bem de todas as formas, para todos os públicos, em todas as causas. Quando você ouve a palavra ‘ONG’, já entende que tem ali um grupo de pessoas que criou alguma associação sem fins lucrativos para o bem comum. Isso é a beleza da sociedade trabalhando para resolver os problemas”, completa Alexandre Mansur, diretor de projetos do IOMQQ.
Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, prevista para acontecer em dezembro de 2023. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte, a melhor entre elas e a Melhor ONG do ano. “É um evento consolidado, mas a cada ano gostamos de trazer surpresas. Este ano, na cerimônia ao vivo, vamos trazer uma grande novidade“, antecipa Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar.