#educação #sjp #sicredi
Educação pública de qualidade para todas as crianças é um compromisso da administração municipal. Dessa forma, na noite da última quarta-feira (08), a Prefeitura de São José dos Pinhais e o Banco SICREDI celebraram uma parceria durante o evento que marcou os 35 anos da cooperativa, que atualmente conta com mais de 47 mil associados.
Durante o evento, foi assinado o programa ‘A União Faz a Vida – Gente que Pergunta Cresce’, que foi entregue a ser implementado no município em 2024, atingindo 26 Unidades Educacionais nas turmas de Educação Integral em Tempo Integral. O objetivo é capacitar 80 professores, proporcionando uma educação empreendedora a aproximadamente 1700 estudantes.
Esse programa foi criado em 1994. Atualmente, o programa ‘A União Faz a Vida – Gente que Pergunta Cresce’ alcança mais de 1.300 escolas, envolvendo 15.100 educadores e beneficiando 165.000 crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Luiz Roberto Baggio, presidente do SICREDI, destaca que o propósito do programa é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. “Por meio de práticas de educação cooperativa, busca contribuir para a formação integral de crianças e adolescentes em nível nacional”, explica.
O programa envolve a formação de educadores, intensificando práticas cooperativas no ambiente educacional. As estratégias incluem atividades vivenciais que promovem a cooperação e a criação de projetos voltados para atitudes e valores de cidadania. Ao final, as Unidades Educacionais apresentam projetos coletivos alinhados com as propostas do programa.
A prefeita Nina Singer esteve presente no evento de celebração do SICREDI acompanhada do secretário de Educação, Aldrian Matoso. Ela destaca que contribuir com o desenvolvimento das crianças é uma prioridade. “Transformando crianças, transformamos famílias. Os alunos da nossa rede municipal de ensino serão beneficiados com educação empreendedora, desenvolvimento habilidade, criatividade e inovação. Acreditamos que promover valores de cooperação e cidadania entre os pequenos são-joseenses é investir no futuro do município”, enfatiza.
As expectativas para essa parceria são altamente positivas, segundo a coordenadora da Educação em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, Rosiani S. Franchetto. “Aproveitar a oportunidade para tecer uma escola cidadã que oportuniza cada vez mais uma educação de qualidade, voltada para a formação integral dos indivíduos, é o nosso maior anseio”, afirma.
A união entre a Prefeitura e o SICREDI promete ser um marco na construção de um ambiente educacional que valorize a cooperação e a cidadania, investindo no potencial das futuras gerações de São José dos Pinhais.