#segurança #portaria #tecnologia
A portaria é a primeira barreira física de proteção de um condomínio, mas a distração dos porteiros, principalmente em períodos noturnos, pode colocar em risco a integridade de condomínios e empresas. As portarias que precisam de vigilância 24 horas precisam ficar atentas com os mínimos detalhes, como o cochilo, que pode se tornar um convite para possíveis invasões.
Para Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de tecnologia de monitoramento de pessoas e ativos, um equipamento chamado UPR ou Unidade Pessoal de Rastreamento que possui sistema de alarmes aleatórios pode fazer muita diferença para manter a portaria sempre alerta.
A função dos alarmes, emitidos em intervalos de tempo aleatórios, é justamente manter quem está cuidando da portaria em alerta, como explica o especialista:
“Caso este colaborador não atenda ao sinal em determinado tempo, a central de monitoramento recebe um aviso e sabe o local exato que o equipamento se encontra”
Botão de emergência também é aliado
Além dos alarmes aleatórios, os sistemas de monitoramento na UPR também possuem um botão de emergência que pode ser usado pelo porteiro em caso de ocorrência, como um assalto ou incêndio. Quando o botão é pressionado, a central de monitoramento recebe este alerta para acionar os protocolos necessários.
Marcelo reforça que esse sistema é perfeito para prevenção de crimes e incidentes nas instalações dos condomínios, porém é preciso que estes elementos tecnológicos estejam integrados:
“Outros sistemas do mercado sem alarmes aleatórios ou botão de emergência não criam esta rede se segurança tão necessária para portarias. A solução completa, com botão de emergência e alarmes, é a única que garante maior sensação de proteção”, completa Marcelo.