#carnedeonça #curso #barista
O programa Liceu de Ofícios e Inovação, da Fundação de Ação Social (FAS), abre nesta sexta-feira (1/9) a programação de setembro com sete novos cursos nas áreas de gastronomia, beleza e mecânica industrial. Durante todo o mês, programa vai oferecer 1.752 vagas em 43 diferentes cursos gratuitos.
Parte das vagas (526) serão restritas à população em vulnerabilidade e risco social atendidas pela FAS, entre elas pessoas em situação de rua. As demais são abertas à comunidade.
Quem deseja fazer curso na área de gastronomia terá quatro novas opções: Comida de Boteco, Barista (preparo de bebidas à base de café), Preparo e Decoração de Bolos e Preparo de Pães e Bolachas. Todos os cursos serão desenvolvidos em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
O curso de Preparo de Pães e Bolachas é destinado apenas às pessoas em situação de rua. As aulas serão realizadas na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, que integra o Complexo de Segurança Alimentar do Capanema, da Prefeitura de Curitiba.
Beleza
Para formar novos profissionais da beleza, o programa trará em setembro os cursos Básico de Corte Feminino e Escova e Básico de Maquiagem. O primeiro deles vai priorizar os concluintes do curso de Cabeleireiro Assistente, oferecido em agosto, e o segundo é destinado a pessoas em situação de risco social.
Mecânica Industrial
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a FAS vai oferecer ainda, pela primeira vez, o curso Matemática Aplicada à Eletricidade, voltado para a área de mecânica industrial. As aulas serão presenciais, de 11 a 26 de setembro, na unidade do Senai na CIC.
Várias opções
Outros cursos abertos para a população são: Administração do Tempo, Atitudes Comportamentais e Empregabilidade, Autoconhecimento, Auxiliar Administrativo – Administração Gestão de Documentos, Auxiliar Administrativo – Ênfase em Vendas, Auxiliar Administrativo – Ênfase em Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo – Financeiro e Contábil e Auxiliar de Informática.
E, ainda, Comunicação Eficaz, Comunicação Não Violenta, Como ter Sucesso nos Processos Seletivos – Entrevistas e Elaboração de Currículo, Cuidador de Idosos, Doces e Salgados para Festas Infantis, Educação Financeira, Eletricidade Básica, Empreendedorismo, Estratégias Para Falar em Público, Excel Intermediário e Inclusão Digital.
Haverá também cursos de Informática Básica, Inteligências Múltiplas no Sucesso Pessoal e Profissional, Libras Básico, Marketing Digital e a Internet, Marketing Pessoal, Português – Redação Comercial, Postura nas Redes Sociais, Preparo de Bombons, Preparação para Entrevista, Projeto de Vida Pessoal e Profissional, Qualidade e Produtividade – 5S, Serviços de Limpeza, Higienização e Conservação de Ambientes, Técnicas de Serviços de Manicure e Trabalho em Equipe.
Os cursos abertos à população serão desenvolvidos em parceria com o Senac, Senai e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).