Jornal do Povo Paraná

Japoneses conhecem as práticas sustentáveis da Fazenda Urbana de Curitiba

japoneses

#japão #agricultura #fazendaurbanadecuritiba

Técnicos japoneses que visitam Curitiba nesta semana conheceram a estrutura da Fazenda Urbana de Curitiba, no bairro Cajuru, nesta quinta-feira (6/7). Além de conhecer as práticas sustentáveis da iniciativa, eles também conferiram o funcionamento da estação meteorológica da Defesa Civil instalada no local.

A visita integra as ações do acordo de cooperação técnica entre Curitiba e o Japão, que tem como foco a formatação de políticas públicas de atenção ao envelhecimento da população, à mitigação de mudanças climáticas e à consolidação de uma base de dados integrada de gestão urbana.

Nelson Ribeiro, coordenador da Defesa Civil de Curitiba, deu início à visita guiada, mostrando o equipamento adquirido recentemente pela Prefeitura de Curitiba, que permite uma coleta de dados mais precisa de fenômenos climáticos.

“Curitiba é a única cidade paranaense com estações meteorológicas próprias. São dez estações que fazem a leitura dos microclimas locais da cidade. A Fazenda Urbana foi o primeiro espaço a receber essa tecnologia”, contou o coordenador.

O equipamento funciona por energia solar e possui sensores para a medição da quantidade de precipitação pluviométrica, raios UV, direção e velocidade do vento, temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica e radiação solar.

Em seguida, o engenheiro agrônomo da Fazenda Urbana, Gabriel Dalnazo, explicou o funcionamento do espaço e as práticas sustentáveis adotadas. Os visitantes puderam provar o mel produzido pela abelha Jataí, presente no Jardim de Mel da Fazenda.

Também conheceram as estufas onde são cultivadas mudas destinadas para as 147 hortas urbanas da cidade, além da central de compostagem de resíduos orgânicos. No espaço gastronômico, tiveram a oportunidade de saborear o doce de banana.

O representante da área de Desenvolvimento Urbano da Jica, Tomohiro Ono, destacou que a visita foi muito esclarecedora para o grupo.

“É interessante como a Prefeitura complementa o ensino da população sobre sustentabilidade para além do conhecimento escolar e aplica isso em outros espaços públicos”, disse Ono, da Jica.

A coordenadora do PlanClima no Ippuc, Gisele Medeiros, esclareceu que a Prefeitura de Curitiba trabalha os efeitos das ações climáticas e o fomento da sustentabilidade de forma intersetorial, pensando em práticas que alcancem toda a população e modifiquem comportamentos.

Participaram da visita guiada técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), do Boston Consulting Group (BCG) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Da prefeitura, estavam presentes técnicos da Defesa Civil, Ippuc e da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Sair da versão mobile