#asfalto #ruas #curitiba
A Prefeitura de Curitiba encerra o mês de junho com diversas obras em andamento para a recuperação da qualidade do pavimento de ruas nos bairros. Nesta semana, destacam-se os trabalhos realizados nos bairros Cidade Industrial (Regional CIC), Tingui (Regional Boa Vista), Xaxim e Boqueirão (Regional Boqueirão).
São mais 2 km de requalificação de vias a partir do Programa Asfalto Novo que já ultrapassou a marca de 885 km de obras pelos quatro cantos da cidade.
O trabalho de recuperação da malha viária da cidade é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
“São obras muito solicitadas pela população e fundamentais para garantir a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.
As obras são realizadas utilizando o método da reciclagem, que consiste na remoção da camada danificada do asfalto, seguida pelo reforço estrutural do pavimento. O asfalto antigo é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Posteriormente, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico, garantindo maior durabilidade e resistência ao novo pavimento.
As ruas contempladas no programa são aquelas por onde circulam as linhas do transporte coletivo, seguidas pelas que têm unidades de saúde e escolas, as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário dos ônibus, e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.
Locais com obras em andamento
Regional CIC
– Rua Arnaud Ferreira Velloso: a obra abrange uma extensão de 807 metros, entre a Rua Ulisses Aurélio Visinonie e a Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Cidade Industrial.
Regional Boa Vista
– Rua Macapá (trecho 1): com um percurso de 430 metros, a obra ocorre entre a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes e a Rua Doutor Sátilas do Amaral Camargo, no bairro Tingui.
– Rua Macapá (trecho 2): com extensão de 578 metros, a obra abrange a área entre as ruas Doutor Marins Alves de Camargo e Guilherme Ihlenfeldt, também no bairro Tingui.
Regional Boqueirão
– Rua Affonso Rebellato: a obra percorre 89 metros, partindo da Rua José Rebelato até o final da via, no bairro Xaxim.
– Rua Professor José Maurício Higgins: com uma extensão de 98 metros, a obra ocorre entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza, no Boqueirão