#rtls #fábrica #tecnologia
O RTLS é a solução mais aclamada pelas fábricas inteligentes (ou Smart Factory) no mundo. Fruto direto da transformação digital e da evolução que culminou no atual estágio da Indústria 4.0, as diferentes aplicações para RTLS são quase ilimitadas, pois qualquer fábrica que precise monitorar sua produção, mantendo controle total de processos, colaboradores e equipamentos na linha de montagem ao longo da jornada produtiva, acompanhando o modo como tudo se movem em tempo real consegue esse tipo de informação com o sistema Indoor de localização em tempo real.
O valor dos dados consolidados de localização gera um conjunto extremamente variado de aplicações de uso final, desde rastreamento de trabalho em andamento de fabricação, localização de ativos, controle dos tempos das etapas, cadeia de suprimentos e logística:
“A partir do momento em que esta tecnologia fica madura na operação, os resultados positivos começam a aparecer” explica Marcelo Lonzetti, Diretor da ztrax, empresa de monitoramento de pessoas e ativos.
RTLS aplicado na manufatura
Algumas fábricas organizam estações de escaneamento automáticas para cada etapa importante de sua jornada de fabricação, para que lotes ou componentes individuais tenham um marcador claro de progresso e conformidade em cada momento. No entanto, as limitações da tecnologia de digitalização, como erros humanos, e os vários aspectos físicos de muitos processos de fabricação tornam a digitalização automática falha e muitas vezes impossível.
Há outros problemas que podem ser solucionados com o sistema RTLS. Alguns componentes não podem ter código de barras porque passam por um processo químico ou por estarem em alguma zona de soldagem, ou preparado para aplicar produtos químicos perigosos. Além disso, muitas empresas ainda usam os leitores RFID, que não é uma considerada uma tecnologia RTLS, mas sim método de identificação de passagem.
Marcelo lembra ainda que equipar um ambiente de trabalho com scanners automáticos de linha de visão, como o que utiliza códigos de barras, pode representar um investimento caro e complicado para implementar. Muitas vezes, as indústrias dependem da ação manual para digitalizar ou anotar quais itens estão se movimentando para coletar informações relevantes sobre em qual momento aconteceu e por quanto tempo. Os erros humanos nesta etapa podem aumentar os problemas.
“O RTLS é ideal para evitar equívocos em qualquer ambiente de fábrica, principalmente se o local estiver pouco estruturado, o que geralmente ocorre na fabricação com subdivisões, onde as peças vão e voltam entre as estações constantemente. Quando se automatiza as atualizações baseadas em localização via RTLS, imediatamente melhora a confiabilidade, acelera etapas e, por fim, aumenta o volume da produção”
Outras aplicações valiosas do RTLS incluem
Uma vez instalados, os sistemas RTLS podem trazer outros benefícios como o aumento da segurança do trabalhador no local de trabalho e a automatização das as rotinas de inventário para ativos de alto valor:
“O sistema gera informações de equipamentos que desaparecem na jornada de produção. Um equipamento dificilmente vai ser perdida quando está sendo rastreado o tempo todo e este é mais um ganho que esta tecnologia entrega para as fábricas. O sistema pode ajudar, inclusive, para casos de localizações de peças ou equipamentos, situação bem comum em linha de produção e onde qualquer minuto acumulado pode representar até 2 dígitos de prejuízo no final do ano” conclui.