Jornal do Povo Paraná

No Mês do Meio Ambiente, Curitiba lança visitas guiadas à Pirâmide Solar, novo parque e Família Folhas no metaverso

curitiba novo

#curitiba #sustentavel #tecnologia

A sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente estarão em pauta durante todo o mês de junho em Curitiba. Em celebração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura preparou uma extensa programação para a cidade, que é considerada a mais sustentável da América Latina.

Na agenda verde estão visitas guiadas à Pirâmide Solar de Curitiba – Parque Fotovoltaico da Caximba; abertura do 48º parque da cidade, no bairro Campo de Santana; criação de uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), em Santa Felicidade; início dos testes dos táxis elétricos; visitas da Família Folhas às crianças de CMEIs e ao calçadão da Rua XV de Novembro; lançamento da Família Folhas no metaverso; evento de adoções de cães; lançamento do livro Inventário da Fauna de Curitiba e da exposição Fauna Urbana de Curitiba; distribuição de mudas de árvores nativas; observação de aves no Zoológico.

A primeira ação do Mês do Meio Ambiente será já nesta quinta-feira (1/6). Parte da Família Folhas irá agitar a criançada dos CMEIS Parque Industrial (manhã) e Carlos Alberto Pereira de Oliveira (tarde).

Como fazer a visita guiada à Pirâmide Solar

As quatro visitas guiadas gratuitas à Pirâmide Solar de Curitiba serão promovidas nos dias 7, 16, 20 e 29 de junho. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo portal Guia Curitiba da Prefeitura.

Os visitantes devem se deslocar até o local por conta própria. Por questões de segurança, em caso de chuvas a visita é cancelada. Endereço: entrada pela BR-116, Rua Dirceu Machado, final da rua, Campo de Santana.

O novo Parque Rio Bonito do Tatuquara

Durante o Mês do Meio Ambiente, Curitiba vai ganhar um novo parque, o 48º da cidade. O Parque Rio Bonito do Tatuquara, no bairro Campo de Santana, será entregue para a população no dia 24 de junho.

O parque na região Sul da cidade terá cerca de 66 mil metros quadrados de extensão e acesso pela Rua Alda Bassetti Bertholdi, no cruzamento com a Emanoel Ernesto Bertoldi, atrás do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hermes Macedo.

A implantação e preservação de áreas verdes, que servem como espaços de lazer e convivência da população, fazem parte do programa Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

Toda a programação das ações de junho é coordenada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Ao longo do mês também serão distribuídas gratuitamente 25 mil mudas de árvores para a população. Essas ações serão feitas nas Administrações Regionais e haverá mudas de árvores nativas e araucárias.

Educação ambiental é com a Família Folhas

A primeira ação do Mês do Meio Ambiente será nesta quinta-feira (1/6) e terá a participação dos especialistas curitibanos na sustentabilidade e preservação ambiental: a tradicional Família Folhas.

Os personagens Fifo e Folheco irão até os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Parque Industrial (manhã) e Carlos Alberto Pereira de Oliveira (tarde) para ensinar as crianças de até 5 anos sobre a guarda responsável de cães e gatos, como cuidar deles e não abandoná-los nas ruas.

No sábado (3/6), o Parque Barigui vai receber o evento de adoção Amigo Bicho. Serão 40 cães disponíveis para adoção, que estarão em exposição das 10h às 16h no estacionamento em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui.

Inventário da fauna de Curitiba

No Dia Mundial do Meio Ambiente, na segunda-feira (5/6), haverá lançamento do livro Inventário da Fauna de Curitiba, às 16h30, no saguão do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura. No mesmo local será aberta exposição Fauna Urbana de Curitiba, com ilustrações naturalistas de animais, em esferográfica. Também estarão expostos alguns animais taxidermizados que ficam no Museu de História Natural do Capão da Imbuia.

Criação de RPPNM

Curitiba vai ganhar uma nova Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. A RPPNM Giardini Flores tem 7.207 metros quadrados e fica na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade. O decreto de criação da nova reserva será assinado no saguão da Prefeitura de Curitiba, às 16h30.

No mesmo evento, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai entregar certificados aos proprietários das cinco últimas RPPNMs criadas em Curitiba: Mata da Senzala, Giuseppe Verdi, Santa Felicidade, Dona Júlia e Neoville 1.

Observação de aves no Zoológico

Também na segunda-feira será feita a atividade de observação de aves no Zoológico de Curitiba. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas e precisa ser agendado pelo site Guia Curitiba da Prefeitura. A ação vai acontecer das 14h às 16h e a idade mínima para participar é 8 anos. Endereço: Rua João Miqueletto, 1.500, Alto Boqueirão.

As pessoas poderão levar máquinas fotográficas, binóculos e caderno para anotações. A atividade não é recomendada para quem tem dificuldades de locomoção. Em caso de chuva a ação será cancelada e remarcada para outra data.

Distribuição de mudas de árvores

Na segunda (5/6) e terça-feira (6/6) serão distribuídas 10 mil mudas de árvores nativas para a população nas Administrações Regionais. Cada uma das dez regionais vai distribuir gratuitamente mil mudas de árvores nativas.

Na segunda, as entregas serão feitas nas regionais Portão/Fazendinha, CIC, Tatuquara e Cajuru, pela manhã. Durante a tarde, nas regionais Boa Vista e Pinheirinho.

Na terça-feira, as distribuições ocorrerão somente pela manhã nas regionais Boqueirão, Santa Felicidade, Matriz e Bairro Novo.
A ação faz parte do programa 100 Mil Árvores e no fim de junho, ainda com data a ser definida, outras 10 mil mudas de árvores voltarão a ser distribuídas nas regionais.

Além disso, durante o mês de junho, o Departamento de Arborização e Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vai distribuir 500 mudas de araucária em cada Administração Regional da cidade. Essa distribuição vai acontecer de  19 a 22 de junho. Com a muda de araucária, o morador vai receber orientações de como plantar e os cuidados com a araucária após o plantio.

Feira da Família Folhas de Sustentabilidade

A Família Folhas vai passar uns dias no Calçadão da Rua XV de Novembro, na Boca Maldita. Nos dias 13, 14 e 15 de junho a Prefeitura vai promover a Feira da Família Folhas de Sustentabilidade. Das 9h às 17h, serão expostas várias ações de sustentabilidade, como recolhimento de lixo eletrônico, dicas para reciclagem do lixo e aproveitamento total dos alimentos.

Também haverá distribuição de pinhões para produção de mudas de araucárias.

Táxis elétricos chegam às ruas

No dia 13 de junho, os táxis elétricos vão chegar a Curitiba. A Urbs e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente farão o início dos testes dos táxis elétricos na cidade. A ação confirma Curitiba como cidade que busca a sustentabilidade também no transporte de pessoas.

Escolinha da Flora recebe as crianças

O horto do Guabirotuba, onde são cultivadas as mudas de flores que embelezam as ruas, praças, parques e o Jardim Botânico, vai ganhar a Escolinha da Flora, a personagem da Família Folhas que vai ensinar às crianças a forma correta de plantar flores e como cuidar delas durante o desenvolvimento das plantas.

A inauguração será no dia 19 de junho e o projeto será vinculado ao programa Linhas do Conhecimento, da rede municipal de ensino de Curitiba.

Família Folhas no metaverso

No dia 23 de junho será comemorado um ano de funcionamento da Escola Municipal de Sustentabilidade. Para marcar a data, a Prefeitura vai lançar a Família Folhas no Metaverso. Serão disponibilizados em um ambiente virtual quatro jogos gratuitos para ensinar educação ambiental aos curitibinhas, que poderão interagir e se divertir aprendendo.

Sair da versão mobile