Fazenda Urbana de Curitiba ensina práticas sustentáveis de cultivo e promove oficina de chás

#cursos #fazendaurbana #comida

A Fazenda Urbana, coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), terá uma série de cursos e oficinas, no mês de junho, para capacitar a população em práticas de cultivo sustentável em pequenos espaços e promover a alimentação saudável.

O primeiro curso é o de Plantio em Pequenos Espaços, no dia 7 de junho, das 13h30 às 16h30. Os participantes serão apresentados aos conceitos de plantio em vasos e horta por capilaridade, fertilidade e espaçamento de cultivo. Também vão participar de uma atividade prática de confecção de uma horta por capilaridade e plantio em vasos.

No dia 14 de junho, uma das oficinas oferecidas é a de Chás, que acontecerá das 8h às 12h. Sob a orientação da nutricionista Nathalie Alves dos Santos e do estagiário de Nutrição Bruno Bertolino Kolz, os participantes poderão aprofundar conhecimentos sobre o uso de chás e especiarias, aprendendo sobre as diferentes formas de preparo e seus benefícios para a saúde.

No dia 20 de junho haverá um curso e uma oficina. O curso de Controle Alternativo de Pragas em Hortas Urbanas será das 8h30 às 16h30. Os instrutores Wilians dos Santos Silva e Gabriel Dalmazo ensinarão os participantes a identificar pragas agrícolas comumente encontradas em hortas urbanas, seus inimigos naturais e técnicas de combate, como confecção de caldas, extratos e armadilhas.

No mesmo dia acontece a oficina de Alimentação Saudável – Mitos e Verdades, das 13h às 16h30. A nutricionista Nathalie Alves dos Santos e a estagiária de Nutrição Mariana Abecassis serão as instrutoras responsáveis por discutir as principais dúvidas sobre alimentação saudável, desmistificando conceitos e estimulando o aprendizado do comer saudável de forma prática e acessível.

No dia 22, o curso de Enxertia de Araucárias, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), vai ensinar sobre técnicas de enxertia de Araucárias, visando selecionar materiais superiores em termos de produtividade e qualidade do pinhão, além de permitir a produção precoce e o controle do porte da planta.

O curso abordará diversos aspectos relacionados à enxertia e será ministrado por Avner Gomes, especialista no assunto. Os participantes vão adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a técnica, fortalecendo a produção de pinhões e promovendo o desenvolvimento econômico da região.

Finalizando a programação do mês, o curso de Agricultura de Quintal, que acontecerá no dia 29 de junho, das 8h30 às 12h00, abordará técnicas de cultivo em pequenos espaços, como a escolha do local da horta, modelos de canteiro, preparo do solo, plantio e as ferramentas necessárias. Os participantes terão uma aula teórica, uma prática de plantio e um tour pela Fazenda Urbana para exemplificar os modelos de plantio.

Como participar

As inscrições para os cursos e oficinas da Fazenda Urbana são pelo portal do Guia Curitiba. Basta fazer a busca com o nome do curso que deseja realizar.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente da Fazenda Urbana, Marcos Rosa, para participar é preciso fazer a inscrição com antecedência e atender aos requisitos específicos de cada curso.

“As vagas são limitadas. Caso haja algum imprevisto e a pessoa não possa comparecer o dia do curso, solicitamos que cancele a inscrição para liberar a vaga para outra pessoa”, salientou Marcos.

É sugerida a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado a entidades sociais parceiras do Projeto Mesa Solidária e cadastradas no Banco de Alimentos de Curitiba.

Os cursos e oficinas realizados na Fazenda Urbana, fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.