#curitiba #curitibinha #crianças
O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone, acompanhados da secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, visitaram nesta quinta-feira (30/3), na Maternidade Mater Dei (Centro), alguns dos primeiros curitibinhas nascidos nesta quarta-feira (29/3), dia do aniversário de 330 anos da cidade.
Aos 330 anos, Curitiba fica mais sustentável
Neste ano, todos os curitibinhas nascidos no dia do aniversário da cidade receberam um diploma especial, com uma mensagem para relembrar a importância da data para o município e para os pais.
“Hoje é um dia de muito orgulho. Para os seus pais e também para a nossa cidade. Nesta data tão especial, você veio ao mundo em nossa amada Curitiba. E a Prefeitura de Curitiba concede esse Diploma de Curitibinha dos 330 anos, desejando que cresça com muita saúde, alegria e, principalmente, orgulho da nossa cidade”, menciona o certificado.
Daniel Monteiro de Souza Bovolenta chegou às 9h01 do dia 29. Foi o primeiro curitibinha dos 330 anos da cidade nascido na Mater Dei.
A mãe, Nataly Adeli Bovolenta, de 25 anos, é moradora do Sítio Cercado. “É inexplicável, estou sem palavras ainda. Vale todo o esforço, dor, correria quando a gente escuta esse chorinho, sente esse cheirinho, faz tudo valer a pena”, disse com olhar apaixonado para o recém-nascido.
“Que ele seja abençoado e protegido por Nossa Senhora da Luz de Pinhais, a excelsa padroeira de Curitiba. O choro do Daniel é som da vida, que nós queremos que se repita e se multiplique. Viva Curitiba! Nascer em Curitiba vale a vida”, afirmou Greca.
O prefeito e a primeira-dama presentearam o bebê com uma roupinha e uma capivara de pelúcia. “Nós pedimos proteção a todos que estão nesta sala, todas as mães e pais que estão com seus bebês, que estejam protegidos por todos os santos e anjos. Que cresçam com saúde, sejam formidáveis na vida, sejam extremamente abençoados. E também todos nesse hospital”, afirmou a primeira-dama.
Há poucos metros dali, o curitibinha Ítalo Fernando, nascido no dia 29 às 17h06, estava sob olhar atento dos pais, Estefany da Luz dos Santos, 22 anos, e Carlos Fernando Covaleski de Oliveira, 25 anos.
Carlos definiu o filho recém-chegado como um “curitibano raiz, com certificado e tudo”. “Já sabíamos da importância do dia 29 de março, do aniversário da cidade, mas os certificados para os bebês nascidos na data foram uma surpresa”, conta.
Curitibinha de 66 anos
O prefeito também foi homenageado pela Maternidade Mater Dei com um certificado entregue pela diretora-geral da instituição, Irmã Iracema Vujanski. “Com imenso prazer que, no aniversário de Curitiba, homenageamos um dos mais ilustres filhos de nossa maternidade, senhor Rafael Greca de Macedo, que sob os cuidados de nossos médicos nasceu no dia 17/3/1956 e hoje é mais uma vez o prefeito de Curitiba, zelando com muito carinho pela nossa cidade e pelos nossos curitibinhas”, menciona o certificado.
“Morram de inveja que com 66 anos eu virei curitibinha, com diploma”, brincou Greca.