#coritiba #coutopereira #estádioemcuritiba
O prefeito Rafael Greca conheceu, nesta quinta-feira (9/2), o estudo preliminar de modernização do estádio do Couto Pereira, no Alto da Glória.
“É uma reforma modernizadora do estádio do Coritiba. Desejamos que dê certo, com muita energia boa. Importante é começar certo”, disse Greca.
O plano de requalificação do centro desportivo foi apresentado, em reunião no Palácio 29 de Março, pelo presidente do Coritiba Football Club, Glenn Stenger. Ele esteve acompanhado do ex-presidente e conselheiro do clube Vilson Ribeiro de Andrade, do vice-presidente, Maurício Gulin, do conselheiro Nadir Antonio Elache Filho e dos consultores da empresa Arena, responsável pelo estudo, João Pedro Caetano e Carlos de Lacorte. O secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Fernando Jamur, também participou da reunião.
A proposta será encaminhada, pela diretoria do clube, para análise pelo Conselho Municipal do Urbanismo quanto aos parâmetros construtivos.
“O espaço é classificado no zoneamento da cidade como Zona Especial Desportiva, com parâmetros diferentes. Para o andamento do processo deverá ser protocolado no Conselho do Urbanismo o estudo macro, com resumo de quadro de áreas e a solicitação para fazer a requalificação do estádio. A partir do parecer, será possível desenvolver o projeto executivo”, explicou Jamur.
Novo ponto turístico
“O Coritiba como instituição agradece ao prefeito por nos receber. Mais que um novo estádio, queremos um novo ponto turístico para a cidade”, disse Glenn Stenger.
A proposta de requalificação do estádio prevê o remodelamento da área da Mauá e a manutenção e modernização da ala da Pró-Torque. Para as curvas do contorno do estádio serão criadas novas “ferraduras”, mais próximas ao gramado.
“A ideia recuar o estádio da rua, requalificar o passeio e criar uma esplanada, uma praça aberta à população, equipada com setores de gastronomia e lazer, no local onde hoje está a estátua de Dirceu Krüger (ex-jogador). Aproveitando a topografia do entorno do estádio serão criados dois subsolos e meio para abrigar 907 vagas de estacionamento”, explicou o arquiteto Carlos de Lacorte, consultor da empresa Arena junto ao Coritiba.
De acordo com o presidente do Coritiba, a expectativa é que a nova estrutura possa começar a tomar forma em três anos. “Os recursos estão bem encaminhados. Antes do investimento no estádio, os aportes financeiros serão dirigidos ao futebol profissional e à modernização do Centro de Treinamento em Campina Grande do Sul. Estimo que este projeto possa ser transformado em obra em 36 meses”, observou Stenger.