Empresas particulares e instituições públicas engrossaram o volume de redes sociais nos últimos anos. Criadas como ferramentas para estreitar as relações entre pessoas pela internet, o mercado percebeu que este é o ambiente ideal para mostrar seus produtos e serviços.

Para Ediney Giordani, CdO da KAKOI Comunicação, redes sociais como TikTok já estão estabelecidas e o que se espera é que a disputa entre empresas pela atenção seja ainda mais difícil:

“Vale para todas as redes. Facebook, Instagram e Snapchat provavelmente não vão desaparecer em 2023 apesar da concorrência emergente. O que teremos são novos recursos, como conteúdo rápido, vídeo em formato curto e realidade aumentada que vão garantir que usuários permaneçam conectados nas principais plataformas de mídia social por períodos mais longos todos os dias”.

Adaptações serão necessárias
O engajamento crescente será contínuo e vai impulsionar o comércio social, uma alternativa para gerar receita para as empresas. Como resultado, as empresas devem encontrar formas de adaptar sua estratégia de mídia social em torno das mudanças que essas plataformas implementam:

“Quando você inicia um negócio , o primeiro passo geralmente é criar o site da sua marca e depois as redes sociais. Tudo isso com o objetivo de impactar seu público-alvo, estabelecer novos relacionamentos comerciais, fidelizar clientes com sua marca e, claro, convencê-los a adquirir seus produtos ou serviços”.

Para ter sucesso nas redes sociais da sua empresa, as empresas devem traçar uma estratégia de marketing para as redes sociais sempre atentas com métricas específicas para avaliar resultados e target. Em 2023, a orientação de Giordani é usar e abusar das redes sociais, ambientes que terão atenção máxima das pessoas:

“No ano de 2023, as redes sociais poderão identificar quais empresas são concorrentes e melhorar sua estratégia. Da mesma forma, você terá que estabelecer os objetivos gerais de sua empresa para saber para onde deve direcionar suas ações”.

Como criar uma estratégia de marketing de mídia social em 2023?
Para ter sucesso nas redes sociais empresariais, Ediney entende ser imprescindível propor um plano metódico e inteligente – e segui-lo para mensurar os resultados. Com esta metodologia seguida de maneira rigorosamente será possível aprender a criar uma estratégia de marketing nas redes sociais própria.

1 – Identifique qual é o objetivo nas redes sociais do seu negócio
Nesse aspecto, a empresa deve levar em conta quais são suas necessidades e definir seu objetivo geral para direcionar todas as ações: “Pode ser aumentar o tráfego para o site, melhorar a taxa de vendas ou incorporar atendimento ao cliente, o SAC. Todos os objetivos funcionam desde que devidamente identificados de início, sem mudanças radicais no transcurso das ações.”

Conhecer o objetivo antes de iniciar a estratégia é vital, mas Ediney lembra que traçar metas que possam ser alcançadas é a pedra angular das redes sociais. Querer atingir metas extremamente difíceis com poucos recursos é impossível, com resultados frustrantes:

“Ou foca no dinheiro ou no tempo. Mas nada vem de graça nesta vida das redes sociais e conhecer seu público-alvo, saber o que lhe interessa e o que procura é muito importante para entender o que será feito com os conteúdos mais adequados”

2 – Auditar as redes sociais
Conhecer como estão os números das redes sociais do negócio fornece ideias para saber onde direcionar as ações da estratégia marketing: “ Quando se identifica seu público-alvo, deve se concentrar nas redes sociais que eles mais usam e verificar se eles estão respondendo como o desejado. Sem métricas de verificação de audiência, esse trabalho é perdido. O público do Instagram é diferente do Facebook, do Twitter, do LinkedIn e até mesmo do YouTube, mesmo que os interesses sejam os mesmos.”

3 – Conteúdo de qualidade
Não esqueça que vídeo é tudo. O conteúdo original e de qualidade nas redes sociais é caracterizado por fornecer valor agregado ao seu público-alvo, então as empresas devem considerar que se um usuário decidir segui-lo ou não, vai depender dos temas divulgados;

“Para saber em quais conteúdos os seguidores estão interessados, ferramentas como Google Trends fazem toda diferença. Em muitos casos, as postagens de vídeo têm um desempenho melhor do que as postagens de fotos estáticas nas mídias sociais. Vídeos do Instagram receberam o dobro de engajamento do que as postagens de fotos.