A pandemia causou mudanças praticamente definitivas no mercado de trabalho, como as habilidades digitais elevadas a um primeiro plano entre os requisitos para conseguir um emprego.  As empresas perceberam que esse domínio é extremamente necessário, principalmente quando os funcionários estavam em home office, e agora não vão abrir mão de profissionais com habilidades digitais.

A Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, elencou, deixando de lado as profissões que são essencialmente tecnológicas (como TI e programação), as habilidades digitais mais valorizadas e procuradas nas empresas.

Habilidades digitais mais básicas
Destaque apenas as habilidades básicas que “não são” tão elementares, como Excel (empresas adoram quem sabe fazer planilhas). Saber usar plataformas de comunicação instantânea, como Zoom, é outro ponto fundamental que passou a ser uma habilidade básica dos tempos modernos pós-pandemia – assim como aplicativos e sites de gerenciamento de tarefas, como o Trello.

Ferramentas de nuvem
Trabalhar em equipe com ferramentas na nuvem, em ambientes digitais, é outra habilidade interessante. A tecnologia em  nuvem  já faz parte de muitas empresas – depois da pandemia, virou um pré-requisito tão forte que há casos de empresas que só trabalham à distância.

Organizar as tarefas pessoais é uma tarefa difícil e quando temos esta migração para as plataformas em nuvem, o nível de atenção precisa ser maior. Enviar tarefas e solicitações aos colegas sem criar ruídos na comunicação. Por isso, é importante ter alguma habilidade e familiaridade com estas plataformas”

Eliane listou três aplicativos que o colaborador precisa saber utilizar – e servem de base para outros similares:

Zoom
O Zoom é, disparado, o app de videoconferência mais utilizado pelas empresas, ao lado do Meets.  Para reuniões virtuais, o Zoom é ideal por permitir interações com colegas de trabalho à distância ou, em alguns casos, quando há colaboradores que estão longe do escritório:

“Quem sabe lidar com o Zoom, está preparado para utilizar qualquer outro aplicativo de reunião. O Zoom mantém o contato diário, mesmo em situações de distanciamento social ou home office, para seguir com fluxos de trabalho diários com o mínimo de interrupção. É bom conhecer esta ferramenta que, seguramente, será utilizada em diversos momentos.”

Trello
Outro queridinho das empresas, é capaz de organizar, utilizando quadros, listas ou cartões, todos os projetos e tarefas. A plataforma interage com Dropbox, Slack, Evernote, Google Drive e outros aplicativos igualmente utilizados nas empresas, portanto é o mais completo:

“Todas as atividades ficam registradas e é possível atribuir o status do trabalho. O gestor pode descrever o que cada colaborador vai fazer, determinar o prazo e explicar o que deve ser feito. Ideal tanto para equipes presenciais quanto para  home office, o Trello é mais uma ferramenta que garante o fluxo do trabalho com várias pessoas em simultâneo.”

Todoist
Este é um organizador de tarefas que pode ser de uso individual ou em equipe, como uma agenda ou central de lembretes: “O legal do Todoist individual é a criação de tarefas e lembretes pelo smartphone, mas também há a opção de usar email ou quando chegar em algum lugar. Na versão de equipes, é possível gerenciar tarefas, enviar arquivos e levantar debates pontuais. Foi criado para que o colaborador não esqueça de pequenas tarefas que afetam toda a organização” finaliza Catalano.