A Contabfácil é especialista em contabilidade online para diversas figuras jurídicas como o Microempreendedor Individual (MEI), que engloba profissionais que trabalham por conta própria como pequeno empresário. Dentre as atribuições, vale destacar que o MEI precisa faturar até oitenta e mil reais por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou  titular.

É uma modalidade mais tranquila e bem popular, mas não se engane:  o MEI precisa de atenção contábil constante.  Quais serviços podem (e devem) ser feitos para a contabilidade do MEI? Vamos falar um por um!

Abertura

Serviços de abertura para MEI e envio de primeira declaração anual servem como ponta-pé inicial.  Este é um processo extremamente importante, e vai garantir um bom começo ao seu empreendimento.

Relatório Mensal das Receitas Brutas
Não tem como o MEI escapar do preenchimento de um Relatório Mensal das Receitas Brutas até o dia 20 de cada mês.  Sem este relatório organizado mensalmente, muitos problemas podem se acumular ao longo dos meses – sem contar que é preciso anexar todas as notas fiscais emitidas no período.

Declaração Anual Simplificada
Precisa enviar, de maneira obrigatória, a Declaração Anual Simplificada de seu faturamento ou com a DASN-SIMEI.  Todos os relatórios devem ser reunidos para informar qual foi o faturamento total. Lembrando que, conforme a lei, o limite é de R$81 mil por ano.  Sem um controle correto, as hipóteses de ultrapassar esse faturamento e a empresa ficar desenquadrada do MEI são enormes.

Otimização tributária

Quem é MEI tem que ficar atento para não pagar mais impostos do que lhe é realmente devido em seu imposto de renda. Isso pode acontecer, pois, uma grande fatia do lucro acaba seguindo  o caminho de uma conta física; A Contabfácil consegue otimizar esses tributos  para averiguar quais impostos extras estão sendo pagos.

Contratação de funcionário

A contratação de funcionários para quem é MEI (que só pode ter um colaborador, importante lembrar) sempre gera dúvidas:  é um processo que gera muitas dúvidas. Além de ser apenas um funcionário, tem a questão da remuneração – se vai ser apenas o salário mínimo ou o equivalente ao piso salarial da categoria. Mais do que orientar nessa questão, a Contabfácil fica atenta com o recolhimento da guia do FGTS, administração da folha de pagamento para que o MEI não fique em desacordo com o cumprimento de todas as normas trabalhistas.

Conclusão: A Contabfácil está presente para que os MEIs não arrisquem perderem seus prazos e muito menos ultrapassarem seus limites de lucros e, ainda por cima, para que a contratação do seu único profissional seja adequada.

Para que arriscar errar no envio da declaração ou perder prazos importantes? Seja MEI e deixe a Contabfácil cuidar do resto!