O prefeito em exercício Eduardo Pimentel autorizou, nesta quarta-feira (03/01), a abertura das propostas de licitação para obras de expansão da rede de iluminação pública em 184 ruas de diversos bairros de Curitiba. Serão investidos R$ 1,5 milhão para instalação de 453 novos pontos de iluminação em 15 quilômetros de vias da cidade.

Previstas para iniciar em até 30 dias, as obras serão executadas em dois lotes com implantação de postes, cabos elétricos e luminárias. “É um grande investimento pedido pelo prefeito Rafael Greca para acabar com os pontos de escuridão e garantir segurança aos curitibanos das dez regionais de Curitiba”, disse Pimentel.

“A nossa gestão tem o compromisso de trabalhar para oferecer serviços públicos de qualidade”, definiu o prefeito em exercício, que também é secretário de Obras Públicas e Infraestrutura.

A seleção da empresa contratada para o serviço será feita por concorrência pública de menor preço. As obras terão prazo de 180 dias de execução. O projeto desenvolvido pelo Departamento de Iluminação Pública teve aprovação da Copel, concessionária do serviço que tem como padrão normas estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais iluminação

Além da extensão da rede, a Prefeitura de Curitiba concluiu recentemente dois grandes investimentos para melhorar a iluminação pública da cidade. Foram trocadas 4.261 lâmpadas de algumas das principais avenidas da cidade com investimento de R$ 2,5 milhões na ação.

Saíram as lâmpadas de vapor de sódio (cor alaranjada) e entraram as lâmpadas de vapor metálico (cor branca), que são mais eficientes, promovem economia e melhor iluminação. Elas apresentam melhor índice de reprodução de cor branca, proporcionando melhor percepção de segurança.

Ciclovias

Outro importante investimento já concluído foi na iluminação pública das ciclovias de Curitiba. Foram instalados cerca de mil novos postes baixos com luminárias de LED, que garantem iluminação mais eficiente e econômica. As obras foram feitas em 18,5 quilômetros de ciclovias localizadas na Linha Verde Sul, do Parque São Lourenço ao Passeio Público e das ruas Aluízio Finzeto, João Negrão, Conselheiro Laurindo, Alexandre Gutierrez e Alferes Poli.

Confira aqui as ruas que vão receber a nova iluminação