Testes rápidos de hepatite B e C serão realizados no saguão da Prefeitura de Araucária nesta quinta (27) e sexta-feira (28), das 9h às 16h. Os resultados saem em cerca de 15 minutos, os exames são sigilosos, gratuitos e não precisam de pedido médico prévio para realização. Basta que o interessado leve um documento de identidade com foto.

A ação faz parte de uma mobilização do Serviço de Orientação à Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (SOA) em referência ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado dia 28 de julho. Na data ocorrerá também uma palestra para profissionais da rede municipal de saúde sobre diagnóstico, tratamento e cura de hepatites virais.

Ambas as hepatites testadas têm chances de cura e o tratamento pode ser feito no SOA. Se não tratadas podem evoluir para complicações como câncer e cirrose hepática. Quem quiser tirar dúvidas, fazer esses ou outros exames como HIV e sífilis, pode procurar SOA. Para realizar os testes basta portar um documento de identidade com foto. Não é necessário estar em jejum.

O serviço fica localizado no complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Endereço: Rua Guilherme de Motta Correa, nº 55 – Centro. Telefone: 3901-5190 e 0800 643 4125. Horário de coleta de sangue: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Alerta!
As hepatites virais são assintomáticas no início, por isso a pessoa pode portar o vírus sem saber e os exames anuais de rotina são importantes para detectar qualquer infecção. Quando os sintomas aparecem significa que a doença já está em um estágio avançado.

Principais formas de transmissão
– Relações sexuais sem camisinha
– Compartilhamento de materiais cortantes como agulhas, seringas, alicates de unha

Fonte: Prefeitura de Araucária