A Defesa Civil fez alguns atendimentos em Araucária devido ao vento e chuvas ocorridas na madrugada de segunda (05) para terça-feira (06). De acordo com o órgão, foram sete acionamentos solicitados pelo telefone 153 a partir da 1h de hoje até às 16h, resultando na distribuição de lonas e com campanha lançada para arrecadar doações para os atingidos.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), foi registrado o volume de 40mm de precipitação pluvial na região durante a madrugada. Até às 16h dessa terça-feira, foram 4 destelhamentos atendidos pela Defesa Civil, sendo 3 no Shangrilá e 1 no Manoel Bandeira, 1 alagamento no Costeira, 1 deslizamento no Serra Dourada e 1 árvore caída no Shangrilá. Os casos mais críticos aconteceram no Shangrilá e no Manoel Bandeira.

Para o coordenador da Defesa Civil de Araucária, Laurency Kendi Casagrande, o número de famílias afetadas é bem maior, porém alguns casos são em menor proporção e as pessoas não pedem ajuda ou os próprios afetados conseguem dar conta das demandas.

Como algumas pessoas perderam muita coisa, a Defesa Civil está fazendo uma campanha para arrecadar doações para os desabrigados. Quem quiser pode colaborar doando alimentos, colchões, móveis, roupas e materiais de limpeza. Os itens podem ser entregues durante horário o comercial na sede da Secretaria Municipal de Segurança, localizada na Av. Manoel Ribas, nº 431, 1º andar.

Contato para acionar a Defesa Civil: 153.
Foto: Divulgação SMSP.

Fonte: Prefeitura de Araucária