A Coordenação de Educação para o Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais desenvolve um trabalho em parceria com a Ecovia e Renault do Brasil, voltado aos alunos de 3º anos das escolas municipais e particulares, no intuito de formar cidadãos junto ao trânsito, através da vivencia de experiências e conscientização.

Retomadas as atividades no início de abril, o programa “O Trânsito e Eu” é executado na Pista Educativa de Trânsito. Entre outras ações, os alunos participantes são divididos em três grupos, sendo: pedestres, um grupo de motoristas e um grupo para avaliar a interação dos demais no espaço que representa um espaço público real.

“A criança como usuário diário do trânsito, seja como pedestre ou passageiro, pode e deve aprender princípios de segurança e respeito à sua vida e a do outro. Não podemos admitir o pensamento monista de que estamos formando apenas futuros motoristas. Ensinamos para o agora e não apenas para quando crescerem. Assim não há dúvida que serão cidadãos mais tolerantes, solidários e que irão valorizar sua vida e a do próximo”, comentou a pedagoga Silvana Ferraz, da Coordenação de Educação para o Trânsito

As visitas acontecem sempre nas quartas-feiras com os alunos das escolas que fazem parte do Programa Municipal de Educação para o Trânsito – Educação para o Trânsito Compromisso com a Cidadania. Neste ano a Escola Municipal Angelina Luciano de Macedo iniciou as visitas.

Para participar é necessário que o professor elabore um plano de aula, o qual ele mesmo colocará em prática com seus alunos na Pista Educativa de Trânsito. As escolas que aceitaram o convite para elaborar o plano e realizar a aula prática já estão agendadas durante todo o ano. A intenção é atingir em 2017 mais de 1.600 alunos de 3º ano do município.

Para mais informações os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Educação para o Trânsito pelo telefone (41) 3381-6334.

(Foto: Edison Renato/PMSJP)

Fonte: Prefeitura de São José dos Pinhais