Um dos mais antigos espaços esportivos do Paraná, o Ginásio do Tarumã reabre nesta semana com uma programação repleta de atividades e a Prefeitura de Curitiba, por meio de parceria com o Governo do Estado, já projeta uma série de eventos e ações para serem feitos no espaço.

“Já temos agendado em maio a realização de dois grandes eventos e tenho certeza que, em conjunto com a Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, vamos construir uma extensa agenda de atividades, torneios e competições no ginásio, fomentando a iniciação esportiva e o alto rendimento em Curitiba”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, na reabertura do ginásio, nesta terça-feira (25/04).

Inaugurado em janeiro de 1965, o Ginásio de Esportes Almir Nelson de Almeida, também conhecido como Ginásio do Tarumã, estava interditado desde 2013. Com um investimento de R$ 1,4 milhão, o espaço recebeu readequações para obtenção do alvará, pintura, reforma da quadra, novos vestiários e melhorias na iluminação. O ginásio passará a comportar até 4.555 pessoas.

Para comemorar a reabertura do espaço, no próximo sábado (29/04) acontecerá um jogo exibição entre ex-atletas do time de vôlei feminino Rexona, que fez história ao sagrar-se bicampeão da Superliga Brasileira de Voleibol e popularizar o esporte em Curitiba. A partida contará com grandes nomes do vôlei brasileiro, como as medalhistas olímpicas Fernanda Venturini, Valeskinha, Fofão, Érika Coimbra, Ana Volponi e Elisângela Almeida, além da participação do técnico Bernardinho.

No dia 13 de maio a Prefeitura de Curitiba fará no local o lançamento do programa de contraturno Esporte+Escola=10, que promove atividades de iniciação esportiva em 21 modalidades no município. O evento começará às 9h e terá apresentação de ginástica rítmica, fanfarra e festival de atletismo, judô, futebol e basquete.

O Ginásio do Tarumã também receberá, em maio, o 1º Festival de Judô, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que acontecerá em conjunto com o Campeonato Paranaense de Judô. A expectativa é que aproximadamente 1.500 pessoas participem do evento.

“São ações que irão valorizar e divulgar a prática do esporte em Curitiba, permitindo que mais pessoas conheçam sobre as atividades promovidas pela Prefeitura e que jovens de diferentes idades tenham a oportunidade de usufruir de um dos mais tradicionais espaços esportivos do Estado”, ressaltou Marcello Richa, que também afirmou que já existem conversas com o Governo do Estado para realização de campeonatos municipais, atividades das equipes permanentes e festivais no ginásio.

Participaram da entrevista coletiva de reabertura do Ginásio Tarumã o secretário de Esporte e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício, e o gerente executivo do Instituto Compartilhar, Luiz Fernando Nascimento.

Fonte: Prefeitura de Curitiba