Ciclistas iniciantes, experientes e grupos de diversos bairros da cidade participaram na noite desta terça-feira (07/03) do primeiro Pedala Curitiba Matriz de 2017. Cerca de 90 pessoas estiveram no passeio noturno, que visa estimular a prática de atividades físicas, incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e apresentar diferentes pontos da cidade.

“Esta semana retomamos as atividades do Pedala Curitiba, que a cada passeio promove um percurso diferente, alterando o grau de dificuldade e permitindo aos ciclistas conhecerem novas localidades enquanto fazem atividades físicas e saudáveis”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.

O passeio desta terça-feira do Pedala Curitiba Matriz contou com um percurso de dificuldade média, com aproximadamente 14 km, que agradou os participantes. “Foi um passeio agradável, ideal para o retorno das atividades e bastante indicado para quem está começando para pegar ritmo e conhecer o grupo”, disse o ciclista Evandro Araújo, de 41 anos, que participa do Pedala Matriz há cinco anos e do Pedala Cajuru há dois anos.

O espírito de grupo também foi ressaltado pelo ciclista José Carlos Zaia, de 57 anos. “Comecei a participar do Pedala em 2012 porque precisava melhorar minha saúde. Com apoio de todos, passei a pedalar com frequência, emagreci mais de 20 kg, larguei o cigarro e melhorei muito minha qualidade de vida.”

A noite também contou com estreantes no programa, como o casal Cesar Augusto Zanoni, de 28 anos, e Alessandra Myszka Zanoni, de 31 anos. “Decidimos participar porque é uma atividade que podemos fazer juntos, nos divertir e ainda fazer exercício. Pedalar se tornou uma atividade de lazer para nós e pretendemos participar tanto dos passeios da Matriz quanto do Boa Vista nas quintas-feiras”, disse Cesar.

Pedala Curitiba

Os passeios ciclísticos noturnos acontecem em oito regionais da cidade, sempre com percursos diferentes que variam entre 14 km a 20 km. Não é necessária inscrição prévia, porém os interessados em participar precisam ter mais de 15 anos e utilizar capacete.

Todos os passeios são monitorados por técnicos da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e acompanhados por guardas municipais e agentes de trânsito. Há serviço de apoio para atender a eventuais necessidades e socorro aos ciclistas.

 

Programação dos passeios por Regional:

Santa Felicidade

Data –segundas-feiras

Horário – concentração 19h30/saída 20h

Local – Posto Ventania – Rua Saturnino Miranda, 918

 

Regional Matriz

Data – terças-feiras

Concentração – 19h45/saída 20h15

Local – Praça Garibaldi – São Francisco

 

Regional Portão

Data – terças-feiras (a partir do dia 14)

Concentração – 19h30/saída 20h

Local – Rua da Cidadania Fazendinha (Rua Carlos Klemtz, 1.700)

 

Regional CIC

Data – quartas-feiras

Concentração – 19h30/saída 20h

Local – Administração Regional CIC (Avenida Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460)

 

Regional Boa Vista

Data –quintas-feiras

Concentração – 19h30/saída 20h

Local – arco de entrada do Parque Bacacheri (Rua Rodrigo de Freitas, 277)

 

Regional Cajuru

Data – todas as quintas-feiras

Concentração – 19h30/saída 20h

Local – Rua da Cidadania Cajuru (Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2.150)

 

*A data de início das atividades do Pedala Curitiba das Regionais Boqueirão e Bairro Novo ainda serão definidas.

Fonte: Prefeitura de Curitiba