A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) inicia nesta quarta (25) a vistoria semestral dos veículos de transporte escolar. São esperados mais de 80 micro-ônibus e vans, que serão inspecionados até sexta (27) no pátio da secretaria (avenida Colombo, 3114).
Na vistoria são verificados o tacógrafo, pneus, cintos de segurança, extintor de incêndio e outros itens de segurança, conforto e higiene. Os veículos devem ter menos de 15 anos de fabricação, e se aprovados na vistoria, recebem selo de certificação que é afixado no canto inferior direito do para-brisas.
O secretário de Mobilidade Urbana, José Gilberto Purpur, esclarece que são obrigatórios a presença do monitor e selo de vistoria no transporte escolar, garantia que o veículo está devidamente cadastrado e regularizado, lembrando que antes da vistoria, os proprietários dos veículos devem entregar documentação comprobatória de qualificação e idoneidade do motorista para a execução do serviço.
Penalidades
Constatada irregularidade durante a vistoria, o proprietário do transporte escolar será notificado para a readequação e retorna em um dia agendado para nova vistoria. Se não houver a regularização solicitada, além de não receber o selo, o motorista será impedido de utilizar o veículo para o serviço e sujeitará o titular da concessão à multa e a outras penalidades previstas na legislação.
Denúncia
Pais e demais usuários que constatarem irregularidades no transporte devem denunciar os responsáveis à Gerência de Concessões pelos telefones 3221-8510 e 3221-8511 ou através do “156” da Ouvidoria Municipal.
Fonte: Prefeitura de Maringá