Por contenção de despesas, a Fundação Cultural decidiu promover apenas o Carnaval da Saudade em 2017. O desfile das escolas de samba e os concursos para Rei Momo e Menina Veneno não serão realizados. A prioridade é a retomada de serviços essenciais (saúde, limpeza pública, vagas nos centros infantis, asfalto e outros) e o corte de gastos para o reequilíbrio das contas.

 A decisão foi tomada levando em consideração, principalmente, a necessidade de colocar em ordem o setor da Saúde, prejudicado pela falta de gestão e as suspeitas de corrupção no antigo governo. Soma-se a isso ainda os custos que seriam gerados para a realização do evento, de acordo com padrões sanitários e de segurança exigidos, além do atendimento de qualidade a ser garantido aos foliões.
“Estamos em um período de corte de gastos e retomada de investimentos nas áreas, então tivemos que fazer uma escolha, considerando que a maior necessidade da população é a saúde”, avaliou a diretora da Fundação Cultural, Vera Vieira.
Vera também fez questão de ressaltar que a medida foi adotada em outras cidades do país, obrigando os gestores a priorizar ações de ajuste financeiro, após herdarem prefeituras em situações delicadas.  
“Estamos acompanhando o noticiário e muitas cidades tiveram que fazer uma escolha. Não adianta promover um evento sem condições, temos que zelar pela qualidade e a boa estrutura. Vamos atender a população, e não ficaremos sem uma excelente opção de festa (Carnaval da Saudade)”, explicou.
Programação                                 
 O Carnaval da Saudade será realizado no domingo (26) e na terça-feira (28). O evento é conhecido por ser uma festa mais ‘tranquila’ e familiar. Promovido das 15h às 22h na Avenida Marechal Deodoro, a população poderá participar do concurso de fantasias, blocos e foliões. O evento é gratuito.
O Carnaval da Saudade é a festa mais tradicional da cidade, surgiu pela iniciativa de blocos e após alguns anos ganhou o apoio da prefeitura. A agenda de shows e programação deve ser definida nos próximos dias.
Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu