“Este decreto vai romper a burocracia que temos enfrentado sempre para suprir as demandas da saúde, pois estamos falando de vidas. E quando se trata de saúde, nestes quatro anos faremos de tudo para atender as expectativas da população”. A declaração do prefeito Leonaldo Paranhos durante o ato que marcou a retomada das obras da USF Presidente na manhã de ontem (19) diz respeito à assinatura do Decreto nº 13.264, de 19 de janeiro de 2017 – também durante a solenidade – e que estabelece situação de emergência no âmbito da saúde no Município de Cascavel.
O decreto leva em consideração a demanda permanente de medicamentos, de alimentos, de pessoal, de materiais específicos para o atendimento à população. Institui o “Gabinete de Crise”, que reunirá as principais secretarias como Serviços e Obras Públicas, Cohavel, Planejamento e Urbanismo e outros setores, para restabelecer a agilidade, respeitando os princípios da legalidade, “pois precisamos avançar sem enfrentar gargalos”.
Pessoal e móveis
Em relação à obra da USF Presidente, o prefeito determinou o planejamento imediato da mobília e da estrutura humana para equipar a unidade, paralelamente à entrega da obra, prevista para daqui cinco meses, que é o prazo contratual da Adalta Construtora Ltda para a conclusão da Unidade de Saúde da Família, pelo valor de R$ 433.331,04.
A obra foi abandonada pela Construtora Engetecne há um ano, com 80% dos serviços executados, e teve de ser novamente licitada, segundo o secretário de Saúde, Rubens Griep, “a nosso pedido durante o processo de transição”. Há muitos desafios, pois durante o tempo em que ficou parada sofreu danos na estrutura, que demandarão reparos, como nas paredes, pisos e telhados.
Rubens explicou que as USFs atendem na modalidade Estratégia de Saúde da Família, “que têm o papel de atuar na promoção e na prevenção e, depois, para não demandar atendimento de urgência e emergência”.
Sobre a obra
A USF do Jardim Presidente possui 480 metros quadrados, e atenderá uma população estimada de 8 mil habitantes, com duas Equipes da Estratégia Saúde da Família, sendo cada uma composta por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, quatro agentes comunitários de saúde e assistente social, bem como por duas equipes de saúde bucal, sendo cada equipe composta por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de apoio administrativo e zeladoria, todos com carga horária de 40 horas semanais.
Pioneiros Catarinenses
Nos próximos dias, o prefeito Paranhos anunciará a retomada das obras da USF Pioneiros Catarinenses, que igualmente terá prazo de cinco meses para conclusão e custo definido em R$ 352.612,11. Essa obra também foi abandonada pela Engetecne em fevereiro de 2016.
Fonte: Prefeitura de Cascavel