Desde a última segunda-feira (02), a Secretaria de Saúde de Guarapuava está realizando em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município a vacinação contra o HPV também em meninos de 12 a 13 anos. De acordo com a secretária de Saúde, Renata de Brito, a vacina já é aplicada em meninas desde 2014. “Agora a dose para o HPV faz parte do calendário de vacinas da rede pública de saúde de Guarapuava e contempla uma parcela da população que anteriormente não recebia a vacina. Destacamos que é de extrema importância os adolescentes procurarem uma unidade para tomar a dose, pois a prevenção é o melhor caminho”, ressaltou a secretária.

O HPV é um vírus transmitido através do contato direto com pele ou mucosas infectadas na relação sexual. Quando não tratado o HPV torna-se a principal causa de câncer de útero nas mulheres e câncer peniano, anal e de garganta nos homens. A partir de 2017, todas as meninas com idade entre 9 a 14 anos, estão aptas a receber a dose. “Estamos com um equipe de prontidão em cada unidade de saúde de Guarapuava para atender da melhor forma os adolescentes que receberão a vacina”, enfatizou Renata de Brito.

Segundo a enfermeira do departamento de epidemiologia de Guarapuava, Patricia Klark, a vacina contra o HPV não é a única que entrou para o calendário de vacinas do município. “Todos os adolescentes entre 12 e 13 anos que se deslocarem até uma UBS poderão receber também a vacina contra a meningite. É importante que pais ou responsáveis acompanhem os adolescentes na hora da vacina munidos da carteira de vacinação, ou na falta dela, de um documento com foto ou registro de nascimento”, finalizou Patricia, lembrando que as UBS atendem de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Fonte: Prefeitura de Guarapuava