Jornal do Povo Paraná

Prefeitura investe mais de R$ 300 milhões em pavimentação das ruas de Curitiba

A revitalização de pavimento asfáltico em 580 metros de extensão da Rua Theodoro Makiolka, uma das principais vias do bairro Santa Cândida, foi finalizada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e se soma aos 280 quilômetros de ruas e avenidas que receberam asfalto novo, em toda Curitiba, durante os quatro anos da gestão Gustavo Fruet. Neste período, mais de 500 trechos de ruas foram receberam trabalhos de implantação e revitalização de pavimento asfáltico nas dez subprefeituras da cidade. Atualmente, importantes obras que somam mais de R$ 100 milhões de investimento ainda estão em andamento como a Linha Verde Norte, continuação da Rua Agamenom Magalhães, modernização da Avenida Raul Pompeia entre outras.

“Mais de 300 milhões já foram investidos somente para a pavimentação asfáltica em toda a cidade. Também construímos trincheiras, viadutos e outras obras viárias que, em tamanha proporção, não haviam sido feitas em nenhuma das gestões anteriores e que, praticamente, dobram os investimentos em mobilidade urbana em Curitiba”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet. “É o maior pacote de investimentos da história da cidade e isso apesar de toda a crise econômica”, complementou.

“Desde o início da gestão trabalhamos muito para a recuperação da malha asfáltica da cidade. Foram executadas obras importantes e necessárias que contribuíram para melhorar a mobilidade urbana para os cidadãos de Curitiba”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Sergio Antoniasse.

Asfalto

O piso de saibro sai de cena para a implantação de pavimento asfáltico e obras de infraestrutura como galerias de águas pluviais e meio-fio. Para os moradores, a mudança significa a troca do convívio diário com pó e lama, dependendo das condições climáticas, pelo benefício da rua asfaltada. Esse tipo de obra aconteceu com maior ênfase em regiões periféricas da cidade. Por isso, as subprefeituras do Tatuquara e do Bairro Novo foram as mais beneficiadas, recebendo, respectivamente, quase 11,5 e 13 quilômetros de implantação de asfalto entre 2013 e 2016. No total, a atual gestão implantou 71,5 quilômetros de asfalto novo em todas as subprefeituras da cidade.

Já a revitalização de pavimento compreende a execução de duas técnicas diferentes: fresagem, com posterior implantação de revestimento asfáltico, e reciclagem. A fresagem acontece quando a via já tem asfalto e necessita de restauração. Já a reciclagem é feita em ruas de antipó que terão o pavimento substituído por asfalto. Neste processo, o antipó existente na rua é triturado e reaproveitado como base para a adição de cimento. Em seguida, máquinas niveladoras preparam o terreno para o lançamento da fina camada de asfalto que permanecerá na rua por aproximadamente uma semana. Depois é aplicada mais uma camada de massa asfáltica e realizada a sinalização. A técnica possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida e econômica. A utilização deste equipamento representa economia de tempo e de recursos em relação à implantação convencional de pavimentação asfáltica nas ruas de Curitiba.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura executou trabalhos de fresagem e reciclagem em 200 quilômetros de vias. Ressalta-se a melhoria de pavimentação em importantes locais como Avenida das Torres (corredor aeroporto-rodoviária), Avenida Marechal Floriano, Avenida Salgado Filho, Avenida João Gualberto, Avenida Paraná, Rua Carlos Klemtz, Rua Padre Ladislau Kula, acesso ao Zoológico, novo acesso a Rodoferroviária para ônibus entre outras importantes vias.

Além dos investimentos na implantação e revitalização de pavimentação asfáltica, a Prefeitura também realizou manutenção em importantes vias de bairro, por meio das operações tapa-buracos. Mensalmente, foram executados 348 quilômetros, em média, em todas as subprefeituras, por meio das equipes dos Distritos de Manutenção Urbana (DMUs). Também foi executada a revitalização de pavimento em 8,7 quilômetros em canaletas de ônibus para o desalinhamento das linhas do eixo norte-sul.

Mais Obras

Várias obras de implantação e revitalização asfáltica permanecem em execução na cidade com previsão de entrega para o próximo ano. São mais de R$ 100 milhões em investimento. Entre as principais intervenções destaque à continuação da Avenida Agamenom Magalhães que, quando finalizada, criará nova ligação entre os bairros Capão da Imbuia e Tarumã; a Rua Raul Pompeia que vai melhorar a circulação de carros, pessoas e também transporte coletivo entre a Fazendinha e a CIC. Em 2013, Fruet entregou a modernização da Rua Carlos Klemtz, que antecede a Raul Pompeia.

Outra importante intervenção em andamento é o lote 3.1 da Linha Verde Norte, entre o viaduto do Tarumã e o Conjunto Solar, que resultará em aumento no número de pistas de circulação, com canaleta exclusiva para o transporte coletivo, requalificação das calçadas e execução de ciclovias. O lote 3.2 referente à trincheira da Rua Fúlvio Alice – ligação entre Bacacheri e Bairro Alto – está licitado e com obras iniciadas. Somente nestas duas intervenções o custo é próximo a R$ 80 milhões.

A execução das alças da Ceasa já teve a ordem de serviço assinada pelo prefeito Gustavo Fruet e aguarda a liberação de licença por parte da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para ser iniciada. A obra, que une as ruas Hasdrubal Bellegard e Dilson Luiz por uma nova trincheira, vai melhorar as condições de tráfego no entorno da BR-116, criando acessos a regiões da Cidade Industrial, Tatuquara e Umbará. A obra tem custo de R$ 10,6 milhões, porém mais R$ 15 milhões foram destinados ao pagamento de desapropriações para que obra saísse do papel.

Infraestrutura

A gestão Gustavo Fruet entregou mais obras de infraestrutura viária do que seus antecessores. Destaque para a ampliação de dois viadutos (Marechal Floriano e Affonso Camargo) e a efetiva construção e pagamento do viaduto Estaiado. Três trincheiras foram entregues: na Avenida Agamenom Magalhães e na Avenida Roberto Cichon – formando o binário no bairro Cristo Rei – e também na Avenida Guabirotuba, no bairro Jardim Botânico.

Além das obras em execução, a Linha Verde recebeu um pacote de melhorias nesta administração. Em 2014 foi executado 1,7 quilômetro da ampliação na Linha Verde Sul, no trecho entre as ruas Cid Marcondes de Albuquerque e Isaac Ferreira da Cruz, no bairro Pinheirinho. A trincheira da Avenida Winston Churchill foi alargada. No lote 1 do trecho Norte, foram entregues recentemente obras como a pavimentação da canaleta para o transporte coletivo, a retirada de passarela sem acessibilidade, e melhorias no entorno da Avenida Wenceslau Braz e adjacências.

Fonte: PMC

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