Os fundadores das empresas familiares carregam consigo alguns princípios norteadores para a sua atuação que acabam formando toda a cadeia de princípios de suas empresas. É na figura do fundador que está todo o conhecimento inicial sobre a empresa, desde os fundamentos do negócio – que nasceu de um sonho deste fundador – até os princípios éticos que serão adotados frente ao mercado vinculados com as características da empresa.

Para funcionários, mercado e comunidade em geral, os fundamentos do fundador precisam ser claros, essa é a visão de Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, especializada em empresas familiares. Eduardo destaca quatro direcionadores que considera fundamentais para os fundadores de empresas familiares: Determinação, Carisma, Inovação e Conhecimento do NegócioDCIC.

  1. Determinação

Os fundadores possuem em comum o direcionador da Determinação. São obstinados pelo negócio e com os resultados a serem alcançados. São verdadeiros missionários do seu negócio, superando os vários obstáculos que se apresentam com determinação e visão de futuro. Têm ritmo de trabalho muito acima da média e servem de inspiração e modelo para os seus funcionários.

  1. Carisma

Tem enorme capacidade de mobilização de pessoas em torno do seu negócio e objetivos, não apenas funcionários mas os demais stakeholders . Há várias formas desta característica manifestar-se, desde um processo diferenciado de comunicar-se com os funcionários, até atitudes práticas como, por exemplo, promover e participar de mutirões de cunho social.

  1. Inovação

Muitos fundadores são inovadores desde a criação da própria empresa, quase sempre uma inovação, até novas formas de solucionar problemas na gestão do seu negócio. Isso acaba criando a cultura de inovação dentro da empresa.

  1. Capacidade de empreender

Também uma característica comum dentre os fundadores. A enorme capacidade de empreender começa com a criação do negócio e não para mais, seja no aprimoramento dos processos internos da empresa, seja nas relações institucionais ou até mesmo no desenvolvimento de parcerias e alianças. Trata-se da força motriz do empresário, promove transformações e cria oportunidades para a empresa bem como para as pessoas no seu entorno.


Foto: Alexander Stein/Pixabay

Sobre Eduardo Valério
Eduardo Valério é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da JValério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).


Sobre a JValério
A JValério, especializada em empresas familiares, é associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.


JValério – Gestão da Empresa Familiar
Endereço: Praça São Paulo da Cruz, 50 Cj 1507, Cabral, Curitiba.
http://www.jvalerio.com.br/http://www.jvalerio.com.br/