peAs altas temperaturas do verão fazem com que a maioria de nós, principalmente as mulheres, aposentem os sapatos fechados e as botas. É hora de usar sandálias de tiras e rasteirinhas, mas ninguém quer exibir pés maltratados. Para isso, alguns cuidados são necessários para deixá-los bonitos e saudáveis

Uma das principais dicas é não deixar esse cuidado para a última hora, por isso quem quer ter pés macios e hidratados deve começar já!

Eni Lima, podóloga consultora da MIP Brasil Farma, lembra da importância de dar preferência a produtos específicos para a região.. “O tratamento mais importante é o ligado ao peeling e hidratação; por conta dos sapatos fechados e apertados, os pés ficam ásperos e grossos. Nesses casos a esfoliação profunda seguida de hidratação é o melhor caminho para quem quer deixá-los à mostra”, conta.

Renove o seu pé
Para retirar a pele grossa e áreas endurecidas na sola, dedos e calcanhar que se formam com o uso constante de sapatos fechados no inverno, é necessário investir em um peeling nos pés, que remove as células mortas e renova a pele, eliminando problemas comuns – asperezas e calosidades.

Uma meia esfoliante faz um peeling completo e renova totalmente a pele de todo o pé, deixando-o com pele de bebê. “Basta usar por 60 minutos e pronto. Entre 5 e 10 dias após o uso, é possível ver a pele morta soltar-se. O resultado é um pé liso, macio e rosa, sem nenhuma aspereza”, explica a podóloga.

Para manter o resultado, basta usar o creme reparador ou a espuma hidratante para os pés. “Eles hidratam profundamente a pele, mantendo-a macia”, comenta. O creme é mais indicado para o calcanhar e a espuma para todo o pé e, especialmente, nos dias de calor, pois sua fórmula vai deixa-lo sequinho.

Já as calosidades mais renitentes podem ser eliminadas com a caneta contra calosidades.

Dicas

A podóloga consultora da MIP lista alguns cuidados simples para se fazer em casa e conquistar pés mais bonitos e relaxados.

– Escalda pés no final do dia: Coloque sal grosso, em uma água morna suficiente para cobrir os tornozelos e fique assim por meia hora ou até a água esfriar.

– Relaxamento: Com uma bolinha de tênis, massageie as plantas dos pés. Coloque a bola no chão e deixe os pés escorregarem sobre ela, fazendo com que os dedos agarrem a bolinha. Isso alonga a musculatura dos pés.

– Esfoliação: Uma vez a cada 1 ou 2 meses, faça uma esfoliação com as meias esfoliantes . O produto remove a pele morta do pé, eliminando áreas endurecidas e deixando-os macios e rosados.

Cuidados básicos

Vale lembrar também que os cuidados não ficam restritos à pele do pé. É preciso também cuidar das unhas, como lixar e cortar periodicamente. Assim, evita-se o acúmulo de sujeira e, por consequência, a proliferação de fungos. Cuidado também ao retirar a cutícula com exagero! É ela a responsável pela proteção à unha.

Por fim, o cuidado mais básico: lave e seque bem os pés. “Lembre-se que as altas temperaturas do verão podem fazer com que os pés suem em demasia”, conclui.

Fonte: Agência Comunicado