Jornal do Povo Paraná

Revitalizado, Farol do Saber Antônio Machado é aberto na Barreirinha

00156392O Farol do Saber Antônio Machado, no bairro Barreirinha, foi reaberto na tarde desta quarta-feira (26), com a participação da comunidade em atividades culturais. Após reforma, com investimento de R$ 85 mil, o espaço voltou a receber adultos e crianças que encontram no farol acervo de mais de 6 mil livros para empréstimos e pesquisa, acesso gratuito a internet, aulas de espanhol e atividades artísticas e culturais. Esse foi o quinto Farol do Saber revitalizado e entregue à população neste ano.

“Os Faróis do Saber são pontos de descentralização de cultura e conhecimento nos bairros. Embora fundamentais para as comunidades, em especial as mais afastadas do Centro, nunca haviam sido reformados e por isso fizemos deles uma prioridade dentro do Plano de Expansão de Revitalização de Unidades Escolares”, disse a secretária Municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Passaram por obras seis Faróis do Saber com investimento de R$ 600 mil. Já foram reinaugurados os faróis Cidades (Pilarzinho), Aristides Vinholes (Xaxim), Casa Encantada (Bosque Alemão). Nós próximos dias serão entregues as obras que deixaram como novo os faróis São Pedro e São Paulo (Umbará) e Frei Miguel, no bairro CIC.

As reformas recuperaram a estrutura metálica, implantada na década de 90 e que já bastante danificada. No Farol Antônio Calado a reforma foi na estrutura, com novo revestimento do piso da escada que dá acesso ao mezanino com chapa galvanizada, substituição de todo o forro com colocação de manta aluminizada, reforma no banheiro, troca do piso cerâmico, além de instalação de uma copa e da pintura total da unidade.

“O projeto de revitalização da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba pretende tornar os Faróis do Saber em centros de difusão cultural, promovendo maior contato da sociedade curitibana com as diversas linguagens culturais”, explica a gerente de Bibliotecas e Faróis do Saber, Ana Paula Morva Yunes.

Uma das atividades culturais realizadas no Farol do Saber Antônio Machado é o curso de Espanhol, voltado aos adolescentes da região. As aulas acontecem à tarde, duas vezes na semana, sob a responsabilidade da agente de leitura do Farol, Daniele Guerra Paulo, que morou na Espanha e fala o idioma com fluência. ‘“As crianças adoram e ensinar o Espanhol para elas é uma forma de ampliar o conhecimento que elas têm de mundo”, disse Daniele.

A estudante Maria Eduarda Bassetti é uma das crianças do curso. “Acho importante saber outro idioma para poder ficar mais esperta e conhecer outros países”, conta a menina que comemorou a revitalização do mezanino do Farol, onde as aulas de espanhol acontecem.

Luís Gustavo dos Santos, de 11 anos, está há mais de três fazendo as aulas de Espanhol e orgulha-se de conseguir se comunicar com o idioma latino. “É muito bom aprender aqui no Farol”, disse o menino.

Outra frequentadora assídua do Farol do Saber é a aposentada Angela Favetti, que aos 84 anos perdeu as contas de quantos livros do Farol emprestou para ler. ‘Os meus preferidos são os de romance que eu já li quase todos. “Além do acesso às obras as meninas que atendem no Farol são muito amigáveis e nos ajudam a encontrar novas leituras”, disse Ângela.

Durante a reinauguração houve a contação de histórias em espanhol feita pela escritora venezuelana Maria Rosana Mestre, além da entrega de um livro sobre cultura espanhola feita pelo representante do Instituto Cervantes, Aguinaldo Marcelino.

Fonte: PMC

Sair da versão mobile