destaque_141126__guarapuava__obras_eletricas__abastecimento_dia_30A Sanepar realiza neste domingo (30) a última etapa das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Guarapuava, com a implementação da parte elétrica na unidade de captação no Rio das Pedras. A obra será executada das 5h às 13h e, em seguida, serão feitos testes com os três conjuntos motobombas do sistema.

Durante todo esse processo será necessário interromper o abastecimento de água na cidade. A previsão é de que a captação e o tratamento de água sejam retomados no início da noite de domingo, de forma gradativa, com a normalização completa do abastecimento na manhã de terça-feira (2).

“Embora a produção seja retomada tão logo as obras elétricas estejam concluídas, é preciso entender que, como Guarapuava é um sistema de grande porte, a normalização do abastecimento demanda mais tempo”, explica o gerente da Sanepar, João Edson de Lima. Ele orienta que entre domingo e segunda-feira a população economize água, fazendo uso racional, com prioridade para o consumo humano.

NA PRÁTICA – As obras na captação vão ampliar a capacidade do sistema em 10%. Além das obras elétricas, que vão possibilitar o aumento na demanda máxima de eletricidade de 1.040 Kw (Kilowatt) para 1.400 Kw, a unidade também passou por obras de melhorias hidráulicas na rede adutora e com a implantação de novos equipamentos.

O engenheiro eletricista da Sanepar Jaílson Silvério Pena explica que os sistemas elétricos dos sistemas de captação e tratamento são complexos e sua ampliação requer um trabalho minucioso e delicado. “É uma equipe altamente capacitada, que vai trabalhar de sete a oito horas ininterruptas, com toda a segurança necessária”, disse.

A ampliação do sistema de abastecimento de Guarapuava teve início em 2013. Em dezembro de 2014 devem ser concluídas as obras na Estação de Tratamento de Água, no Bairro Santana, e na rede de distribuição em várias regiões da cidade, com ampliações, melhorias e instalações de válvulas e de macromedidores.

Fonte: AEN