Jornal do Povo Paraná

Como os péssimos hábitos afetam a saúde da nossa visão

olhos_fotodeSassyandBoldCuidar da saúde sempre foi associado com a parte física, com o monitoramento do coração ou de outras partes do corpo. A visão quase nunca entra na pauta de cuidados, mas as doenças oculares sempre tao recorrentes quanto outra ocorrência qualquer. Os hábitos nada saudáveis, como o sedentarismos, a obesidade, o tabagismo e o alcoolismo acabam afetando os olhos tão mais gravemente do que muitos imaginam.

Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu, aponta como os hábitos nada saudáveis afetam a visão e quais problemas podem ocasionar.

Fatores de Risco para a Visão
Obesidade
Obesidade é um dos agentes que podem causar astigmatismo e problemas de visão relacionados ao diabetes. “O diabetes é uma doença lenta e silenciosa. É preciso um controle bem rigoroso e constante da situação, pois a falta de controle da glicemia também vai afetar a retina,que é a membrana que cobre os olhos, e isso pode evoluir para a cegueira” explica Dr. Renato Tolazzi.

O controle do peso, com uma dieta acompanhada por um nutricionista e exercícios orientados, pode reverter este quadro. “Nunca o paciente obeso deve descarar visitas regulares com oftalmologistas” conclui Dr. Tolazzi, que aponta a redução do quadro de obesidade como algo benéfico em todos os aspectos, mas sempre com um profissional ajudando.

“Os benefícios são enormes, mas é preciso orientação. Algumas atividades como supino, que é o levantamento de peso na academia, assim como algumas posturas da musculação, aumentam a pressão ocular e não são indicados para jovens com glaucoma” conclui.

Automedicação
Colírio sem receita médica é um perigo que muitos ignoram, porém outros remédios usados sem receita podem afetar a saúde da visão. “O problema é que a maioria dos medicamentos que podem agravar uma enfermidade nos olhos acabam vendidos sem receita em farmácias, e isso é um problema sério, que pode se complicar também quando um médico de outra área desconhece possíveis efeitos colaterais oculares que o medicamento pode causar”.
Dente os vilões que podem aumentar a pressão ocular estão os anti-inflamatórios a base de cortisona, utilizados frequentemente em doenças respiratórias, e remédios reumatológicos. Na dúvida, consulte sempre o seu oftalmologista antes de consumir qualquer medicamento.

Tabagismo
Mesmo que não haja uma relação direta do consumo de tabaco com o glaucoma, o hábito de fumar faz mal sim aos olhos. ” O cigarro vai causar um aumento transitório da pressão intra-ocular, e n o longo prazo a situação vai se agravando. Quando um paciente é diagnosticado com glaucoma, a orientação é abandonar o cigarro imediatamente justamente pelo aumento da pressão” conclui Dr. Tolazzi.

Alcoolismo
A vermelhidão dos olhos após consumo de bebidas alcoólicas já acusa que algo não está normal . Dr. Renato Tolazzi explica que olhos que ficam vermelhos já são indícios de que a bebida já está causando algo nos olhos. “A ação já está acontecendo no cérebro e a visão começa a apresentar dificuldades com o tempo. Ocorrem alguns sinais, como visão embaçada ou dupla, e com o passar do tempo e com a repetição do consumo exagerado os músculos responsáveis pelo foco da visão vão acabar comprometidos” disse Dr. Tolazzi.

Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Sobre o IMOF
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) é um centro de referência no tratamento de doenças oculares com equipamentos de última geração para avaliação e cirurgias. O IMOF tem no comando o doutor Renato Tolazzi, que atua profissionalmente em Foz do Iguaçu há 13 anos e promete uma oftalmologia especializada, com uma equipe capacitada para o atendimento dos pacientes.

Além de consultas, exames, cirurgias, testes e adaptação de lente de contato, o IMOF traz novidades no tratamento de retina, como o tratamento quimioterápico com antiangiogênico.

O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu atende os seguintes convênios: Unimed, Furnas, Itaipu Binacional e Sanepar.

IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 – Centro – Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: http://www.imof.com.br/

Sair da versão mobile