peixePeixe faz bem para a saúde dos olhos. O consumo deste tipo de carne é uma excelente maneira de conseguir ômega-3 e ômega-6, por isso vale a pena consumir o salmão, a truta, o atum, a cavala e a anchova. O ácido graxo presente nesta carne agem diretamente na prevenção da Síndrome do Olho Seco, por exemplo.

Dr. Renato Tolazzi, médico oftalmologista do IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu, aponta outros benefícios.

“Esses alimentos são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, e são ótimos para obter minerais. São muitos benefícios não apenas para a saúde ocular, mas na saúde em geral” aponta Dr. Tolazzi, que lembra ainda que a síndrome do olho seco é bem comum em grandes cidades e também em pessoas da terceira idade.

Prevenindo com peixe
Dr. Tolazzi explica que o ácido graxo presente nos peixes é fundamental no processo de recobrimento da retina. “Esta parte dos olhos é responsável por transformar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro poder enxergar” esclarece Dr. Tolazzi.

Outro elemento presente nos peixes, o ômega 3, ajuda a evitar a degeneração da mácula, que é a parte da retina responsável pela percepção de detalhes. “O índice de degeneração macular é bem mais baixo naqueles que consomem peixes. Isso graças ao ômega 3”.

Acompanhamento sempre
Como o corpo humano humano não produz esses elementos é importante que haja o consumo de peixe, mas sempre com um especialista (ou dois) de olho. “Precisa consultar um oftalmologista e um nutricionista antes de fazer alguma alteração na dieta, até para acompanhar a evolução e os resultados” indica Dr. Tolazzi.

Sobre Renato Tolazzi
Renato Tolazzi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos de Londrina (PR). Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa, Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria.

Sobre o IMOF
O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu (IMOF) é um centro de referência no tratamento de doenças oculares com equipamentos de última geração para avaliação e cirurgias. O IMOF tem no comando o doutor Renato Tolazzi, que atua profissionalmente em Foz do Iguaçu há 13 anos e promete uma oftalmologia especializada, com uma equipe capacitada para o atendimento dos pacientes.

Além de consultas, exames, cirurgias, testes e adaptação de lente de contato, o IMOF traz novidades no tratamento de retina, como o tratamento quimioterápico com antiangiogênico.

O Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu atende os seguintes convênios: Unimed, Furnas, Itaipu Binacional e Sanepar.

IMOF – Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu
Endereço: Avenida Marechal Floriano, 1600 – Centro – Foz do Iguaçu / PR
Telefones: (45) 3523-5775 / (45) 3025-1444
Site: http://www.imof.com.br/