00153903O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um evento da cultura dos países anglo-saxônicos bastante comum nos Estados Unidos, mas que tem se popularizado também entre as crianças brasileiras. Neste mês de outubro, quando se comemora do Dia das Bruxas, a Casa Encantada, no Bosque Alemão, recebe um número maior de pessoas. São aproximadamente 150 crianças que passam por dia na biblioteca montada no meio do bosque, número que dobra em outubro. O aumento na frequência se deve à curiosidade das crianças que querem ouvir as histórias contadas pelas nove simpáticas bruxas da casa.

Com roupas e adereços coloridos e chamativos, as Bruxas da Casa Encantada são professoras da rede municipal de ensino de Curitiba com formação em literatura infantil que se dedicam a contar as histórias.

As histórias são adaptadas da obra dos escritores germânicos Irmãos Grimm. Nas vozes e movimentos das bruxas – Cidinha, Dedeca, Anfilófia, Maisilda, Lika, Gigi, Morgana, Vivi e Beth -, as histórias contagiam as crianças de todas as idades. Nicole Polak, de 4 anos, foi até a Casa Encantada junto com a turma do Centro de Educação Infantil Cantinho do Sol, que atende meninos e meninas da educação infantil, na Vilas Oficinas.

Atenta a cada detalhe do que ouviu, a garota ficou impressionada com o figurino e o jeito peculiar da bruxa Beth contar a história. “Eu não tenho medo de bruxa, mas aquelas verdes que têm em umas histórias são um pouco feias”, disse Nicole. A menina foi escolhida pela bruxa Beth para ganhar um carimbo na mão e o desenho foi exibido com orgulho aos colegas, que logo chamaram de tatuagem da bruxa.

Em outubro a programação na Casa Encantada é a mesma dos outros meses do ano. O que muda é o número de visitantes, perto de 300 por dia. “A curiosidade em conhecer ou revisitar o espaço neste período é maior até em função do apelo pelo Dia das Bruxas, cada dia mais popular entre as nossas crianças”, diz a gerente de bibliotecas e Faróis do Saber da Secretaria Municipal da Educação, Ana Paula Morva Yunes.

O horário de funcionamento da Casa Encantada nos dias de semana é das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas, com sessões gratuitas de contação de histórias, para grupos agendados. Aos fins de semana o espaço abre das 9h às 17 horas, com sessões de contação às 11h, 14h e às 16 horas, para o público em geral.

A Casa Encantada é também um ponto turístico e cultural da cidade, na qual as famílias frequentam para ouvir ou ler histórias infantis. Outra atração do local é a entrega de chupetas e mamadeiras feitas por crianças para a bruxa. Todos os apetrechos infantis são colocados no caldeirão que reúne centenas de doações de crianças. A entrega dos objetos marca de uma forma lúdica um rito de passagem da vida dos pequenos, e, ao mesmo tempo, reforçam elementos das histórias contadas na casa.

No ano passado, a Casa foi totalmente reformada pela Prefeitura de Curitiba, dentro de uma programação que prevê a reforma e construção de bibliotecas escolares e Faróis do Saber. Foi feita a substituição do assoalho de madeira, reforma dos banheiros, pintura e impermeabilização da casa, além da construção de um muro de arrimo.

Acervo

Além das aventuras relatadas pelas bruxas que se revezam nas histórias, a Casa Encantada integra uma das 192 unidades que compõe a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares conta ainda com um acervo de mais de 3 mil livros que ficam à disposição das crianças que quiserem ler no espaço.

A professora Elisabeth Maschke, que interpreta a bruxa Beth, é uma das mais antigas da Casa Encantada, em 1996, na abertura do espaço. “Nós fazemos aqui um trabalho de incentivo a leitura. A estrela não somos nós as bruxas, mas as histórias”, diz Elisabeth.

Dentro da Casa Encantada as crianças são estimuladas a viver momentos de fantasia. Fora o clima promovido pelas bruxas, e os milhares de livros ao alcance das mãos, a decoração da casa estimula o imaginário infantil.

“Pelo olhar maravilhado das crianças enquanto ouviam a história a bruxa superou todas as expectativa”, disse a professora Luciane S. Marxreiter, do CEI Cantinho do Sol.

A Casa Encantada foi inaugurada em 29 de março de 1996. Localizada no Bosque Alemão, no Vista Alegre, fica ao fim da trilha do Caminho dos Contos. A trilha apresenta totens com azulejos gravados com versos e imagens da história de João e Maria, um dos mais populares contos da literatura infantil, escrito em 1812, pelos irmãos Grimm.

Casa Encantada do Bosque Alemão:
Endereço: Rua Francisco Schaffer, 250
Horário de Atendimento – Segunda a Sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h Sábado e Domingo: das 9h às 17h.
Para agendamento de grupos: 3568-1087.

Fonte: PMC