00151300O Centro Mundial de Educação Infantil Arnaldo Carnasciali, no Sítio Cercado, está entre as 95 unidades certificadas na manhã desta quinta-feira (14) como Instituição de Educação Infantil incentivadora do aleitamento materno. A certificação aconteceu no anfiteatro da Federação Espirita, no Centro, durante o evento que comemorou os sete anos de aniversário do programa Mama Nenê, da Prefeitura de Curitiba.

Muito mais do que um documento para exibir na parede, o certificado conferido ao CMEI Arnaldo Carnasciali mostra que naquele espaço há uma equipe de profissionais que seguem rigorosamente as dez metas estabelecidas pelo programa Mama Nenê de proporcionar às mães a continuidade e o bom aleitamento aos bebês, mesmo a partir do ingresso na instituição.

Graças ao programa que foi implantando no CMEI no ano passado, a diarista Valdenira Aparecida Ferreira, de 39 anos, não precisou interromper a amamentação do filho Enzo Ferreira, que aos 4 meses passou a frequentar o CMEI. Três vezes por dia ela vai à unidade que conta com espaço e estrutura adequados à boa amamentação, com oferta de água para hidratação da mãe, gaze para higienização dos seios, além de educadoras e professoras treinadas a ajudar e incentivar o aleitamento.

“Esse é meu terceiro filho e assim como os outros quero amamentá-lo até um ano e meio. Fico feliz de contar com este espaço especial no CMEI”, diz Valdenira. Ao completar 6 meses, o garoto iniciou a ingestão de papas salgada e doce, mas ainda assim, mãe e filho não deixaram de lado a amamentação que continua a acontecer no CMEI.

Outras cinco crianças da mesma unidade são visitadas pelas mães na hora de mamar ou recebem o leite materno armazenado e que é oferecido as crianças pelas lactaristas treinadas e em copinhos descartáveis. “Garantir a mãe acolher seu filho no colo e amamentá-lo é uma ação para além da educação, é um ato de amor e atenção social”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Durante a entrega dos certificados, Roberlayne ressaltou como o programa Mama Nenê amplia a função social das unidades escolares para espaços sociais de desenvolvimento integral e a garantia do direito a cidadania de toda criança.

Implantação

O programa Mama Nenê foi implantado em 2007, por meio de parceria das secretarias municipais da Educação e Saúde. Durante os sete anos já beneficiou 3.490 bebês que por meio das ações do programa continuaram sendo alimentados com leite materno mesmo com o ingresso na unidade de educação.

A certificação das unidades integradas ao programa começou em 2005, com cinco certificações e hoje chega a 177 CMEIs da rede oficial e 44 CEIs conveniados reconhecidas. “É um programa que promove a saúde da criança e da mãe e que se tornou uma referencia nacional”, disse Coordenadora do Programa de Aleitamento Materno (Proama), Claudete Teixeira Krause Closs.

Para além das questões nutricionais, o programa colabora para o desenvolvimento integral da criança. “O leite materno é rico em ácidos graxos essenciais ao desenvolvimento motor da criança e entre outras implicações influencia no desenvolvimento do coeficiente intelectual da criança”, explicou Claudete.

O evento de aniversário serviu também para a apresentação dos resultados do programa, realizados pela diretora do Departamento de Educação Infantil, da Secretaria Municipal da Educação, Maria da Glória Galeb, e para a troca de experiências entre as equipes das unidades certificadas.

Uma das experiências apresentadas foi “A parceria entre Unidade Educativa e de Saúde na garantia do direito do bebê e da mãe ao aleitamento materno”, realizada pela diretora do CMEI Salgueiro, no Bairro Novo, Kelly Ester Lopes.