Jornal do Povo Paraná

Unidade de Transbordo de Pinhais é inaugurado

pinhaisNa manhã desta terça-feira, dia 05 de agosto, foi inaugurada a Unidade de Transbordo de Pinhais, com o objetivo de melhorar as condições de tratamento e disposição final de resíduos, viabilizando o transporte dos materiais coletados no município. O local surge como alternativa para reduzir os custos da coleta do lixo, além de agilizar este serviço, bem como o transporte e a destinação final dos resíduos. Tal procedimento está previsto no CONRESOL – Consórcio Intermunicipal para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, do qual faz parte o município de Pinhais.
Até então, o município utilizava a Estação de Transbordo de Colombo para a transferência dos resíduos, que dista 13 km de Pinhais. De lá os resíduos seguiam para o Aterro Sanitário localizado em Fazenda Rio Grande. Agora, ao atingir seu limite o caminhão compressor transfere o lixo coletado para uma carreta caçamba com capacidade de 22 e 27 toneladas, o que corresponde à carga de três caminhões. Depois deste procedimento o material é conduzido até Fazenda Rio Grande.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente a consequência imediata será a diminuição do número de viagens que os caminhões realizam no transporte até o destino final, o que além de atrasar o serviço, pode encarecer os gastos do município e consequentemente, atingir o bolso do cidadão. Com a operação deste equipamento público, Pinhais deverá ter os custos de transporte reduzidos, considerando que serão economizados cerca de 40 km/viagem com o transporte até o Aterro Sanitário.
Outra vantagem é que o Transbordo não prevê o acúmulo de resíduos, ou chorume. Isso se deve ao fato de que os resíduos eventualmente desviados durante o processo de transferência de um caminhão para outro, serão recolhidos por uma retroescavadeira e colocados diretamente na caçamba do caminhão que realizará o transporte até a destinação final.
Segundo o engenheiro sanitarista e ambiental e responsável técnico da empresa Transresíduos, Luiz Antônio Bertussi Filho, Pinhais sai na frente de muitas cidades, uma vez que unidades de transferência do lixo estão presentes em grandes centros urbanos. “Este espaço representa um avanço em relação a muitos aspectos, melhoramos toda a logística de transporte, por exemplo, mas o principal ganho é a economia”, afirmou Bertussi.

 

Fonte Prefeitura de Pinhais

Sair da versão mobile