normal_mobileDurante as férias, intensifica-se o uso de televisores, computadores, videogames e outros aparelhos eletrônicos por parte dos estudantes que permanecem mais tempo em casa. A Copel aproveita o período para reforçar as orientações de uso seguro e eficiente da energia elétrica.

“Trata-se de uma quebra de rotina iniciada com a Copa do Mundo e que se manterá durante as férias escolares, quando é importante atentar para alguns cuidados que podem ajudar a salvar vidas de maneira muito simples”, comenta o diretor-presidente da Copel Distribuição, Vlademir Santo Daleffe. “Da nossa parte, trabalhamos para manter a rede elétrica em condições totalmente adequadas para proporcionar um serviço cada vez mais seguro e eficiente à população”, afirma.

As principais causas de acidentes por choque elétrico estão relacionadas ao contato direto com a rede energizada na construção civil, em áreas rurais, durante a instalação de antenas de TV ou, ainda, ao soltar pipa perto de fios de luz. Dentro de casa, deve haver cuidado redobrado ao usar benjamins para ligar mais de um aparelho eletrônico na mesma tomada, incluindo carregadores de baterias de celular ou computadores.

“Com a crescente popularização de computadores, videogames, smartphones e outros portáteis, é natural que a população, especialmente crianças e adolescentes, intensifique o uso da energia elétrica, por isso é de extrema importância manter um trabalho amplo de prevenção de acidentes”, afirma Daleffe.

DIVULGAÇÃO – A Copel veicula mensagens diariamente sobre uso seguro e eficiente da energia em 250 emissoras de rádio em todo o Paraná. São em média mais de 780 mil veiculações por ano que atingem aproximadamente 10 milhões de ouvintes.

Outra ação já tradicional da Copel consiste no trabalho voluntário de 400 empregados que levam palestras sobre uso da energia para alunos do 4º ano do ensino fundamental. São 120 mil crianças atendidas por ano pelo projeto, que surgiu na década de 1970 por iniciativa dos próprios funcionáros. Nas conversas, os palestrantes procuram atrair a atenção dos alunos com vídeos, fotografias e reportagens que mostrem as melhores formas de usar a energia elétrica.

Anualmente, a Copel também participa da Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, que mobiliza 64 concessionárias de distribuição de todo o Brasil na divulgação dos cuidados para evitar os principais acidentes com eletricidade. São promovidas palestras educativas em escolas e em canteiros de obras, e distribuídos folhetos explicativos e cartilhas com dicas de prevenção de acidentes. O evento deste ano acontecerá entre 11 e 15 de agosto.

Informações para usar a energia elétrica de maneira segura e eficiente:

benjamins (ou Ts)

– O risco de curto-circuito e incêndio aumenta consideravelmente quando muitos equipamentos são ligados simultaneamente.

– Evite utilizar os benjamins como adaptadores para conectar equipamentos com tomadas no padrão antigo. Isso pode provocar aquecimento maior do que o benjamim (ou a própria tomada) suporta. Utilize adaptadores específicos.

Televisores e videogames

– Evite deixá-los ligados sem necessidade.

– Enquanto conectados a uma tomada, mesmo desligados, esses aparelhos consomem energia elétrica em modo de espera. Procure desconectá-los da tomada sempre que possível.

– No caso dos televisores, opte sempre pelos modelos com selo Procel de economia de energia, que são mais eficientes.

Celulares, computadores, notebooks e outros portáteis

– Após recarregar os aparelhos, retire o carregador da tomada. Deixar ligado à corrente por muito tempo pode diminuir a vida útil do equipamento e aquecer a bateria, o que acarretará em falhas no seu funcionamento.

– Se for necessário repor ou acrescentar algum componente ao aparelho, procure uma assistência técnica e use acessórios originais, especialmente carregadores.

– Se for preciso trocar a bateria, opte pelo modelo indicado pelo fabricante, que oferece mais segurança e tem garantia de fábrica.

– Procure desligar o computador se não for usá-lo por mais de uma hora.

– Tome cuidado com o calor provocado por esses aparelhos. No caso de celulares, não deixe no bolso por muito tempo, especialmente se usar capas protetoras.

– Evite deixar o celular exposto ao sol e não o coloque no painel do carro, perto do fogão ou perto do microondas. Evite também a umidade. Procure não levar o celular ao banheiro durante o banho, à beira da praia ou, ainda, próximo a piscinas.

– Ainda sobre celulares: ajuste o brilho da tela e desligue funções que não estiver usando (wi-fi, bluetooth, GPS etc) para prolongar o tempo da bateria.

Pilhas e baterias

– Tome cuidado com o descarte das baterias em geral. Elas possuem substâncias tóxicas que podem danificar o meio ambiente se não forem destinadas corretamente.

Antena de TV

– Para instalar ou consertar antenas, escolha um dia de tempo bom e um local longe dos fios da rede elétrica. Se a antena cair, não tente segurá-la.

Fonte: AEN