pinhaisMuitos conhecem histórias de relação com a música que têm finais felizes. Estudos demonstram que o contato com a arte musical é capaz de transformar a vida das pessoas. Em Pinhais, o Projeto Orquestra para Todos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Associação Sol Maior, oportuniza o contato com a música erudita e a formação de conjuntos musicais.

Todos os sábados, os alunos, entre 12 e 17 anos, integrantes da iniciativa reúnem-se no Centro da Juventude de Pinhais, para viajar, sem sair do lugar, pelo mundo da música clássica. Em suma, o Projeto Orquestra para Todos consiste na oferta de aulas de música a crianças e adolescentes de baixa renda, muitos em situação de vulnerabilidade social. A partir da formação musical pretende-se divulgar a música erudita instrumental à população. As aulas são ministradas por professores especialistas na formação de conjuntos musicais e orquestras.

Segundo a coordenação do Projeto, a aula desta semana será, excepcionalmente, amanhã, sexta-feira (27), por conta do jogo da seleção brasileira, pela Copa do Mundo.

Inscrições
Interessados em participar do Projeto e aprender a tocar violino, viola e violoncelo, têm duas opções para realizar a inscrição. O Centro da Juventude, que também é o local do curso, recebe inscrições, assim como os quatro CRAS do município. Cabe citar que as aulas, realizadas aos sábados, das 13h às 17h, são gratuitas. Além disso, os instrumentos utilizados durante a formação são emprestados pela Prefeitura aos alunos regularmente inscritos.
Serviço
O Centro da Juventude fica na Rua Ataulfo Alves, s/n, esquina com João Mendes Batista, no bairro Maria Antonieta. Mais informações pelo telefone: (41) 3912-5746.