cao na aguaVocê achava que era só o Cesar Cielo que poderia dar um espetáculo nas piscinas? Os cães também podem nadar, e muitas raças são exímias nadadoras! Mas nada de obrigar seu pet a entrar na água: isso pode ser traumático a ele. Nem todos os cães gostam ou se adaptam ao esporte.

Para a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, as raças que mais se habituam à natação são: os labradores e Golden retrievers, o cão d’água português, os pointers e outros cães de caça. “Essas raças foram desenvolvidas para buscar a caça mesmo quando ela cai dentro da água. Algumas raças chegam a ter adaptações morfológicas para nadar melhor. Outras raças, porém, não são normalmente bons nadadores, devido a sua estrutura corporal e outras características”, explica Rhéa.

Para os donos que vão se aventurar na água com seus cães é bom ficar atento a alguns cuidados. “O ideal é proteger os ouvidos antes de entrar na água, secar bem os pelos e ouvidos após, e cuidar com a temperatura no dia da prática. O cloro também pode afetar os pelos e as peles mais sensíveis podem sofrer com isso. É recomendado o uso de xampus e outros produtos hidratantes após a prática”, acrescenta a veterinária.

Além da diversão, a natação também apresenta vários benefícios aos cães, principalmente aqueles que estão na luta contra a balança. “É uma ótima atividade física, ajuda o controle do peso, e melhora o preparo físico, desde que praticado conforme recomendação do médico veterinário e sempre com a supervisão do responsável. E o pet nunca deve ficar sozinho na piscina: às vezes sair da piscina não é tão simples como entrar e o cão pode chegar à exaustão antes que alguém o socorra”, recomenda a veterinária.

A adaptação ao esporte e o condicionamento físico são ganhos graduais. Cães também sofrem com o sedentarismo e forçá-los numa atividade física repentina e não adequada pode ser mais maléfico do que benéfico.

Sobre Rhéa Cassuli Lima dos Santos
Rhéa Cassuli Lima dos Santos é médica veterinária graduada pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), especialista com residência em Clínica Médica de Pequenos Animais também pela UTP, e especializanda em Endocrinologia e Metabologia de Cães e Gatos pela Associação Nacional de Clínicos de Pequenos Animais de São Paulo.

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita
O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!

Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Serviço:
Hospital Veterinário Pró Vita
End.: Rua Victório Viezzer, 209 – Vista Alegre
Telefone: (41) 3024-0816.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação