lixo curitibaVocê sabia que uma ratazana pode ter 140 filhotes por ano? E que depois de 30 dias do nascimento, o animal já está apto a reproduzir? Curitiba é apenas uma das cidades que sofrem com a proliferação de ratos e com as doenças que eles causam. Na capital, 83 casos de leptospirose já foram registrados neste ano – 10 pessoas morreram.

Para controlar a situação, a Secretaria Municipal de Saúde fiscaliza 114 áreas da cidade. De acordo com o biólogo Juliano Ribeiro, coordenador do Departamento de Zoonoses, qualquer região que tenha tido caso da doença nos últimos três anos pode ser considerada de risco. “Nós vamos realizar o processo de desratização em todos os lugares mais suscetíveis à reprodução dos ratos. É o caso por exemplo, de locais onde ocorrem alagamentos e enchentes, ocupações irregulares próximos a rios, onde há esgoto ou lixo a céu aberto”, contou em entrevista à Banda B.

O biólogo explicou que a água facilita o transporte da bactéria que está na urina do animal. “A ação da secretaria consiste em enviar ao técnico que vai até a residência das pessoas. Se o lugar estiver muito infestado, nós utilizamos produtos químicos. Senão, chamamos a atenção dos moradores para prevenir a proliferação da praga”, completou Ribeiro.

Confira as dicas do biólogo para escapar dos ratos:

– O lixo orgânico deve ser colocado para fora um pouco antes de o caminhão de lixo passar, para que evitar que a sacola rasgue e sirva de atração para os ratos.
– Não deixar o pote do cachorro com comida à noite, porque o rato pode se alimentar da ração.
– Evitar ter abrigos com entulhos em casa.
– É importante ficar atento para os sintomas da leptospirose, que são muito semelhantes aos da gripe. Uma forte dor na panturrilha é um forte indício da doença. Caso você apresente esses sinais, procure assistência médica.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: Banda B