secretaria novoA Secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, foi reeleita, por unanimidade, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). A eleição ocorreu durante reunião da entidade, encerrada nesta quarta-feira (11), em Brasília.

À frente do Conselho, Maria Tereza dará atenção especial à ampliação de vagas no sistema penitenciário brasileiro, à ressocialização e reinserção social dos apenados e à redefinição de políticas na área de execução penal, incluindo mudanças em leis e alternativas penais. Também será tratada com prioridade a informatização do sistema prisional como forma de dinamizar a gestão da execução penal no país.

“Não basta saber quantos presos temos, mas quem são os nossos presos. Só assim poderemos trabalhar para o correto cumprimento da pena e para investir na ressocialização e reinserção do egresso do sistema penal no mercado de trabalho”, explica a secretária.

Com esse objetivo o Consej vem desenvolvendo o Sistema Integrado de Gestão da Execução Penal (Sigep), tomando por base o modelo desenvolvido no Paraná intitulado Business Intelligence, desenvolvido pela Celepar e a Secretaria de Justiça do Estado.

Já com a participação inicial de 13 estados brasileiros, o sistema reúne numa só plataforma as informações de todas as secretarias estaduais da área da Justiça, além dos tribunais estaduais e nacionais de Justiça e de outros órgãos envolvidos com a questão prisional em todo o país.

“Com isso, será possível ter todas as informações sobre cada unidade penal brasileira e de cada apenado, envolvendo trabalho, estudo, regime de cumprimento de pena, tipo de crime, idade, tempo de prisão, nacionalidade, benefícios a que têm direito e muitas outras informações necessárias a uma gestão inteligente de todo o sistema penal. Tudo isso, facilitará também o trabalho dos juízes no momento de tomar decisões importantes para o sistema penitenciário”, destaca Maria Tereza.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Com informações da AEN