Jornal do Povo Paraná

Pesquisa vai apontar quantidade de gases de efeito estufa que PR emite

efeito estufaA Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos começou a elaborar o primeiro Inventário das Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Paraná. De acordo com a pasta, no prazo máximo de um ano o estado saberá o quanto emite de Gases de Efeito Estufa na atmosfera. O governo do estado informou que está investindo R$ 850 mil no estudo. A elaboração do documento começou na na quarta-feira (11).

Segundo a secretaria, esse levantamento das emissões de diferentes fontes e setores é fundamental para a sugestão de medidas de redução dos gases de efeito estufa na atmosfera, que é uma das maiores causas das mudanças climáticas globais. O inventário também vai fazer um levantamento dos plantios florestais no Paraná que contribuem para compensar o gás carbônico emitido na atmosfera, possibilitando medir a variação do estoque de gás carbônico.

Serão contabilizadas as emissões de cinco setores estratégicos, como prevê a Lei Estadual de Mudanças Climáticas, e em conformidade com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças do Clima. O estudo será desenvolvido por uma empresa ganhadora da licitação para desenvolver o estudo e sugerir propostas para reduzir as emissões desses gases no estado, de acordo com o governo.

Dados sobre o volume de gases emitidos pelo setor de energia, abordando queima de combustíveis, transporte, construção, petróleo e gás natural; sobre processos industriais, uso de solventes e outros produtos; setor agropecuário, florestas e outros usos do solo e sobre as emissões geradas nas áreas de saneamento e resíduos sólidos deverão ser apresentados no inventário.

O Paraná é o sexto estado a realizar o inventário. Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco já haviam tomado a medida. O secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, disse que fica o estudo será um divisor de águas na política ambiental e que a intenção é se antecipar e, assim, evitar fenômenos que possam gerar danos à saúde da população e à economia do estado, ao formular políticas públicas com a consciência de quanto a sociedade paranaense emite de gases.

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: G1PR

Sair da versão mobile