Jornal do Povo Paraná

Poste de ponta cabeça é colocado no Centro Cívico

bienal arte urbanaUm poste de iluminação vai ficar pendurado por um guindaste, de ponta cabeça, até o dia 1º de dezembro no Centro Cívico. A arte urbana faz parte da ‘XX Bienal Internacional de Curitiba’ que começa amanhã (31). A obra é do artista sueco David Svensson que quer trazer à reflexão uma “quase inversão de sentido”. Mais informações sobre o evento no site: http://www.bienaldecuritiba.com.br.

Programação da Bienal Internacional de Curitiba 2013:
“A arte começa a circular na cidade através das linhas de ônibus bi-articulado plotadas com o delicado traço da gaúcha Regina Silveira que retoma o tema dos bordados, meio de expressão habitualmente considerado “feminino” que ganha novos aspectos na proposta apresentada na Bienal. Suas exposições já passaram pelo Guggenheim Museum (Nova York, Estados Unidos), Centro Cultural Recoleta (Buenos Aires, Argentina), Ottawa Art Gallery (Canadá), Triennale-Índia, Fundación Juan Miró (Barcelona, Espanha) e Bienal de Tóquio (Japão).

Na Praça Generoso Marques terá imagens no interior dos globos luminosos de postes ornamentais de iluminação pública, essa é a proposta de Eder Santos, que tem obras nas coleções do MoMA (Nova Iorque) e do Centro Georges Pompidou (Paris). Neste projeto, a mobília urbana que, raramente chama a atenção, torna-se personagem de uma narrativa.

Na Rua XV de Novembro (esquina com a rua Barão do Rio Branco) será instalada a obra da sueca Gunilla Klingberg entitulada “All in One One in All”, formada por grandes globos espelhados que serão instalados sobre a cabeça das pessoas, as guiando como se estrelas estivessem ao alcance das mãos. A artista já participou da Bienal de Istambul, já expôs na Filadélfia e no Texas.

O artista sueco David Svensson irá pendurar um poste de energia de ponta cabeça por um guindaste em pleno Centro Cívico, trazendo à reflexão uma quase inversão de sentido. Ele vem se destacando na proposição de obras de arte pública implantadas em cidades suecas. Já expôs em Copenhagen, Chicago, Alemanha, Finlândia.

O tema de Heinz Mack é predominantemente a luz, que será trabalhada em um grande prisma feito de vidro e água instalado em frente à Prefeitura Municipal de Curitiba. Conhecido por suas obras cinéticas e por uma pintura e uma escultura extremamente refinadas, vem há um bom tempo contribuindo para a renovação visual e humanística de inúmeras cidades européias. Fundou com Oto Piene em 1957 o movimento Zero que integrou nomes como Yves Klein, Tinguely, Tapiès, Lucio Fontana e Piero Manzoni. É conhecido também por suas obras cinéticas, esculturas em mármore, vidro e metal e como pintor com obras em inúmeros museus do mundo.

Por fim, a alemã Beatrice Steimer ira expor no Jardim Botânico uma mandala com pedras florescentes que mudam de cor com o passar do dia. Além disso, exibe fotografias no Solar do Barão – Museu da Gravura. Sua obra fala do poder da palavra e o fluxo de energia que ela gera, chegando a resultados de hipnose. Dentre suas principais exposições estão: Kunstverein (Frankfurt, 2011), HAU (Berlim, 2011), MMK Zollamt (Frankfurt, 2011), MAC (Curitiba, 2012), e participação na Bienal de Veneza (2013).”

Confira mais notícias da Região Metropolitana de Curitiba pelo Jornal do Povo Paraná 

Confira mais notícias do Litoral do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias de Curitiba no Jornal do Povo Paraná

Confira mais notícias do interior do Paraná no Jornal do Povo Paraná

Fonte: BandNewsFMCuritiba

Sair da versão mobile